SóProvas


ID
3481330
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética na função pública, julgue o item.


A virtude é uma condição inata. Parte considerável do juízo moral do indivíduo, é forjada inclusive geneticamente, observando antepassados e critérios biológicos.

Alternativas
Comentários
  • As Virtudes não são INATAS( Pertencente ao ser desde o nascimento ), São ADQUIRIDAS !!! "" (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2010) ""

  • Queeeeeeeeeeeeeeee

  • Meu pai

    Kkk

  • Fala isso a sua mãe, pois ela diz que tu puxa ruim pra familia do seu pai, rsrrss

  • Gabarito: errado.

    Virtude é uma qualidade adquirida com o tempo, e não inata (que nasce com a pessoa).

    "Aristóteles valorizava bastante a vontade humana. Ele dizia que a virtude era uma “disposição adquirida de fazer o bem”, e que ela se aperfeiçoa com o hábito, pois mesmo o homem virtuoso poderia buscar a entronização de outros valores."

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • A virtude é um conjunto ideal de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

    Para Aristóteles, não basta pensar corretamente e ter boas intenções. Uma vida só pode ser considerada virtuosa se ela tiver sido concretizada em ações virtuosas.

    Aristóteles fez distinção entre dois tipos de virtude: as intelectuais e as morais.

    Þ  As virtudes morais, baseadas na vontade, consistiriam no controle das paixões, características dos movimentos espontâneos do caráter humano. a virtude não seria uma atividade, mas sim uma maneira habitual de ser. As virtudes morais são adquiridas em resultado do hábito, da prática, elas não surgem em nós por natureza, mas as adquirimos pelo exercício, tornamo-nos justos praticando atos justos. 

    exemplos das virtudes morais: a coragem, a honra, a generosidade, a amizade e a justiça.

    Þ  As virtudes intelectuais ou dianoéticas, fundamentadas na razão, seriam a sabedoria, a temperança, a inteligência e a verdade. Aristóteles acreditava que as virtudes intelectuais seriam superiores às morais, pois mesmo alguém virtuoso por natureza teria que saber como controlar essas virtudes por meio da razão. As virtudes intelectuais são o resultado do ensino, e por isso precisam de experiência e tempo;

    GAB == ERRADO

  • ERRADO

    A virtude ética: é adquirida pelo hábito; não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la. Está relacionada com sentimentos e ações. 

    Possui dois aspectos:

    A virtude intelectual (sabedoria): provém em sua maior parte da instrução, que lhe é necessária para se manifestar e se desenvolver.

    A virtude moral (prudência): que é uma consequência dos hábitos, nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. (Torna-se justo ao se praticar a justiça)

    Excertos traduzidos livremente de diversas traduções do original grego. (Aristóteles)

  • A virtude é uma construção contínua resultante de uma determinada maneira de ser – e não uma atividade em si, estática.

    Por ser um processo contínuo de construção, a virtude não é inata, depende da prática cotidiana e é desenvolvida por meio de atos repetitivos.

    Gabrito: Errado

  • Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. 

  • A virtude é adquirida com o tempo

  • Inato não é o contrario de nato hahaha acabei de aprender

  • As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão honestidade, disciplina e coragem.

    link: https://www.ibccoaching.com.br/portal/motivacao-pessoal/que-significa-virtude-qual-sua-importancia-nossas-vidas/

    Agora que começamos não podemos parar.

  • Filho de peixe, peixinho é ----- ERRADO!!!!!!

    Gab Errado

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos aspectos gerais da virtude.


    Segundo a ética aristotélica, a virtude está presente quando as atitudes são voluntárias.  Existe a necessidade de ser identificada a intenção (ou o caráter voluntário) das atividades e atitudes para que de fato seja reconhecido seu aspecto ético.


    Para Aristóteles a virtude intelectual e moral não são inatas. Elas progridem por meio dos resultados da aprendizagem e do hábito, tornado os homens capazes de praticar atos justos.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Poderíamos reformular essa questão.

    A virtude é uma condição atávica. Certo ou Errado?

    Eai, mais díficil? Pois bem, pega a visão: atávica = inato, hereditário, natural.

    Bons estudos.

  • ● As virtudes não são inatas, são contínuas - construídas no dia a dia e,consequentemente, cria um determinado jeito de ser. **VIRTUDES NÃO SÃO ADQUIRIDAS!

    A virtude é uma condição inata. Parte considerável do juízo moral do indivíduo, é forjada inclusive geneticamente, observando antepassados e critérios biológicos.QUESTÃO ERRADA!✘✘✘

  • Entender o enunciado também é o problema
  • As virtudes são adquiridas COM O TEMPO, NÃO NASCEMOS COM ELAS.

  • ~Diferença de Vício e Virtude:

     

    >Vício é o contrário da virtude afirma Aristóteles.

    >Virtude está relacionada ao agir, ao modo de ser.

    >Não é errado dizer que tanto os vícios quanto as virtudes perdem sentindo se não forem transformadas em ação.

    >Para Aristóteles a virtudes MORAIS” está presente quando as atitudes são voluntárias, ou seja, baseadas na vontade, como, por exemplo, no controle da paixão, ou no controle de tudo aquilo que caracteriza movimento espontâneo do caráter humano.

    >Para Aristóteles, a virtudes INTELECTUAIS OU DIANOÉTICAS” tem como base a razão que seria a sabedoria, temperança, inteligência e a verdade.

    >Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana, significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constante.

    >Virtude congrega todos os aspectos do homem de bem.

    >Aristóteles diz que somente existe virtude quando há vontade. Ações involuntárias não podem serem julgadas sobre o ponto de vista ético.

    >A virtude intelectual consiste na capacidade de aprender com o diálogo e a reflexão em busca do verdadeiro conhecimento. 

    >A virtude moral, por sua vez, é a ação ou comportamento moral, é o hábito que é considerado bom de acordo com a ética.

    >São virtudes cardeais a justiça, resistência, prudência e temperança.

    >As virtudes teológicas, ou sobrenaturais são aquelas que, de acordo com a doutrina cristã, Deus dá ao homem para agir como seu Filho, essas virtudes são a fé, esperança e caridade. 

    >Aristóteles conceitua virtude dividindo-a em duas: virtude intelectual e virtude moral.

    >Virtude intelectual é aquela que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem e da educação, e a virtude moral ela não é gerada em nós por natureza, é o resultado do hábito que nos torna capazes de praticar atos justos.

    >Para Aristóteles, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.   

  • A virtude é uma construção contínua, NÃO é inata.