A questão trata dos métodos de levantamento planimétrico, que a saber são: a poligonação (coordenadas retangulares ou cartesianas), a irradiação (polar), interseção a vante e interseção a ré (resseção). Todas as metodologias são objetos da nota técnica do INCRA que estabelece critérios para o georreferenciamento de imóveis rurais.
Segundo Silva et. al (2006), o método da poligonação é muito usado para o levantamento de terrenos e a compensação de distâncias e ângulos é aceita pelo INCRA. Já o polar é mais usado para levantamento de detalhes (pontos-objetos), como no levantamento de divisas que precisam atender a uma precisão de 50 cm. O método de interseção a vante é demandado quando pontos-objetos não são de fácil acesso e o de interseção a ré raramente é empregado para o levantamento de divisas de terrenos, sendo mais usado na densificação de estruturas geodésicas.
Assim, entendemos que o método da poligonação é aquele mais usado nesses casos já que, apesar de não conter a precisão de outros métodos citados, também não se torna inviável perante obstáculos, além de ter suas correções dentro da tolerância do órgão fiscalizador.
Gabarito do Professor: CERTO.
FONTE: Silva, A., Azevedo, V., Seixas, A. Métodos de levantamentos topográficos planimétricos para o georreferenciamento de imóveis rurais. Anais do I Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Campo Grande. 2006.