SóProvas


ID
3482068
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação às espécies que podem ser utilizadas em reflorestamento na Amazônia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O parapá ou caroba (Jacaranda copaia) é uma espécie florestal de crescimento lento, sendo assim pouco indicada para reflorestamento.

( ) A andiroba (Carapa guianensis) pode ser importante em reflorestamentos comerciais na Amazônia, já que é uma espécie nativa da região e apresenta crescimento satisfatório.

( ) O Pau-de-balsa (Ochroma pyramidale) é uma espécie com crescimento muito rápido, porém a ausência de informações sobre as técnicas silviculturais de produção de mudas limita seu uso para reflorestamento.

( ) O Paricá (Schizolobium amazonicum) é uma espécie de rápido crescimento, sendo uma das espécies mais utilizadas em reflorestamentos na Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • Jacaranda copaia apresenta uma madeira muito leve, inadequada para movelaria e indicada para lenha e construção leve, por exemplo: brinquedos, caixas, cabo de faca, etc.

    A árvore cresce muito rapidamente, o que é importante para a regeneração de matas de capoeira. Por isso, esta espécie é bastante indicada para uso em reflorestamento. Quando floresce, é uma linda árvore, ótima para arborização urbana.

    O nome jacarandá é usado como nome vulgar de espécies de Dalbergia (Leguminosae: Papilionoideae), causando muita confusão. Jacarandá (Dalbergia spp.), em contraste com Jacaranda, é uma madeira nobre que foi muito usada para móveis (hoje é rara).

    https://dendro.cnptia.embrapa.br/Agencia1/AG01/arvore/AG01_2_292004113718.html