Relativas ao técnico:
1. Estar motivado para a importância do Plano de APPCC e totalmente comprometido com seus resultados, evidenciados no desempenho de suas funções e atribuições durante a execução de todo o processo; 2. Possuir experiência comprovada no setor industrial de laticínios e demonstrar conhecimento em conceituação do Plano de APPCC, tecnologia de processamento de produtos lácteos, procedimentos de higiene e sanitização, análise sensorial, noções básicas de microbiologia, métodos de avaliação físico-química e planos de amostragem; 3. Ter perfil multiplicador, de modo a repassar para outros participantes do corpo técnico todo o conhecimento obtido durante a fase de capacitação (3a etapa); 4. Ter poder de decisão diante de todos os aspectos técnicos do plano; 5. Ser o elemento de contato direto para os assuntos referentes ao Plano junto à direção-geral da empresa e ao Serviço de Inspeção Federal; 6. Ter formação universitária ou técnica compatível com o exercício dessas funções.
Relativas à empresa:
1. Possibilitar total acesso do técnico à direção-geral e prover todo o apoio necessário para a execução de suas atividades; 2. Promover a capacitação do técnico, comprometendo-se em investir continuamente em treinamentos específicos para o desempenho de suas funções; 3. Promover eventos de sensibilização de modo a conscientizar o corpo funcional da importância da implantação e desenvolvimento do plano de APPCC. CORRETA: LETRA C
Avaliação dos pré-requisitos para o Sistema APPCC: Controle de insetos e roedores: o controle de pragas e vetores é fundamental para a manutenção da qualidade e da inocuidade dos produtos. Assim, o desenvolvimento de um programa de combate a insetos e roedores é outra medida preparatória à implementação do plano APPCC.