Essa questão pode até assustar o aluno mais ansioso, mas se trata de pura decoreba, já que o avaliador quer saber qual alternativa apresenta uma destas cinco principais unidades morfológicas goianas:
· ALTO PLANALTO CRISTALINO – Localizado na porção leste de Goiás, tem alguns pontos com mais de mil metros de altitude e forma o divisor de águas entre as bacias do Paranaíba e do Tocantins. É a mais elevada unidade de relevo de toda a região Centro-Oeste.
· PLANALTO CRISTALINO DO RIO ARAGUAIA-TOCANTINS – Ocupa o norte do estado. Tem altitudes, de modo geral, entre 300 e 600 m.
· PLANALTO SEDIMENTAR DO SÃO FRANCISCO – Localizado na região nordeste do estado, na região limítrofe com a Bahia. Possui a serra Geral de Goiás (também conhecido como “Espigão Mestre”) e o vasto chapadão arenítico.
· PLANALTO SEDIMENTAR DO PARANÁ – Localizado no extremo sudoeste do estado, é constituído por camadas sedimentares e basálticas ligeiramente inclinadas, de que resulta um relevo de grandes planuras escalonadas.
· A PLANÍCIE ALUVIAL DO MÉDIO ARAGUAIA – A planície aluvial do médio Araguaia, na região limítrofe de Goiás e Mato Grosso, tem o caráter de ampla planície de inundação, sujeita a deposição periódica de aluviões.
A alternativa correta é a B, que apresenta a “planície aluvial do médio Araguaia”, uma das cinco principais unidades morfológicas de Goiás.
Gabarito: B