SóProvas


ID
3483241
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

De acordo com a INTERPOL, qual dos seguintes métodos deve ser confirmado por outros métodos de identificação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Reconhecimento visual.

  • "É bem conhecido que o reconhecimento visual de cadáveres por amigos ou parente é pouco confiável, sobretudo quando a morte deu-se em condições de grande trauma ou o cadáver já está em estágios mais avançados de decomposição e então métodos mais científicos devem ser utilizados, como análise de DNA, exames odontolegais e análise das impressões digitais. (...)

    O estudo proporcionado pelo presente trabalho permitiu a confirmação de que os parâmetros faciais não devem ser, em hipótese alguma, utilizados isoladamente para identificação de pessoas e qualquer tentativa de que tal manobra seja realizada deve ser utilizada com extrema cautela pelos responsáveis por esse tipo de serviço, bem como por seus administradores. Não foram encontradas na literatura quaisquer metodologias que pudessem ser utilizadas com segurança, sobretudo quando se trata de identificação de cadáveres por seu aspecto facial. (...)

    Justamente pela fragilidade científica do reconhecimento facial é que a INTERPOL recomenda que um corpo, em casos de acidente de massa, só poderia ser tecnicamente identificado utilizando-se um método primário, ou seja, a análise de impressões digitais, odontologia legal ou o DNA. Os demais métodos, apesar de importantes para diminuir o universo de busca, como a análise de pertences, tatuagens e o reconhecimento facial não constituem métodos eficientes para serem aplicados isoladamente."

    Fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - A Fragilidade da Análise Facial como Único Método de Identificação Humana

  • De acordo com o Protocolo Internacional da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) são métodos primários de identificação humana:

    a) Análise de DNA;

    b) Análise de impressão digital e;

    c) Análise da arcada dentária.

    Assim, os meios de identificação primários são mais confiáveis, pois preenchem as características essenciais para que um meio de identificação seja seguro e eficiente (unicidade, imutabilidade, perenidade, praticabilidade e classificabilidade). Já os meios secundários de identificação (como, por exemplo, a descrição pessoal, a comparação facial, fotografias, os dados médicos, as evidências e roupas encontradas no corpo) servem, apenas, para reforçar a identificação estabelecida por outros meios que, geralmente, por si só, não são suficientes para certificá-la.

    Fonte: Comentários de outras questões do qconcursos

  • Métodos primários são a identificação digital, DNA e odonto legal

    métodos secundários são Antropologia forense, reconhecimento facial, tatuagens e cicatrizes, etc. Os métodos secundários por si só não identificam ninguém. Mas no contexto, associado a outras técnicas podem identificar.