SóProvas


ID
3483244
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A antropologia forense pode ser definida como “Um campo multidisciplinar que combina antropologia física, arqueologia e outras áreas da antropologia com as ciências forenses, incluindo a odontologia forense, patologia forense e criminalística”. Considera-se atribuição primária do antropólogo forense, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos ESQUELITIZADOS devido a sua grande relação com a BIOLOGIA E A OSTEOLOGIA.Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.

  • no meu ponto de vista letra D se refere a tanatologia forense. Não concordo com o gabarito. Antropologia avalia identidade e isso indifere se o cadáver e fresco.
  • ANTROPOLOGIA FORENSE PODE SER FEITA EM VIVOS e MORTOS. Antropologia forense Antropologia forense é ramo da medicina legal, da antropologia social e do direito, tem como principal objetivo a identidade e identificação do ser humano através de um processo técnico cientifico sistematizado. Utiliza conhecimentos da antropologia geral, com clara importância na esfera penal.[1] Antropologia física forense A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.[2]
  • No meu entender o gabarito está errado conforme trecho abaixo:

    Tais processos podem efetivar-se no vivo (desaparecido, pacientes mentais desmemoriados, menores de idade, recusa de identidade); no morto (desastres de massa, cadáveres sem identificação, mutilados, estados avançados de putrefação e restos cadavéricos); e no esqueleto (decomposição em fase de esqueletização, esqueletos e ossos isolados). (Genival Veloso de França, 11 ed., p.62)

  • questão errada. Analise da cena do crime é feita por perito criminal, e não antropologista forense, que trata, sim, de análises em cadáveres frescos.