SóProvas


ID
3483253
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na análise de ossos misturados, é necessária uma classificação dos elementos encontrados para a quantificação do número mínimo de indivíduos. Utilizando-se do método da articulação, qual, dentre as apresentadas a seguir, possui o mais alto grau de confiança para a separação dos ossos misturados, com o objetivo de avaliálos como pertencente a um mesmo indivíduo?

Alternativas
Comentários
  • C Gabarito

  • satanás foi longe demais dessa vez

  • O conhecimento dos estágios de maturação esquelética tem grande relevância na estimativa de idade, nas perícias ante-mortem e post-mortem

  • Acertei no chute!

    #Deusémais!

  • Outro alívio ao ver as estatísticas :)

    #AVANTEPCPA

  • Pode ser maior confiabilidade... mas quero ver montar o quebra-cabeças da coluna de 10 esqueletos juntos... kkkk

    Pensei de cara no fêmur... pela medida de um já pega outro e se não for muito manco, vai dar certo! kkk

  • A coluna vertebral é constituída de 33 vértebras, sendo 24 ossos separados e divididos estruturalmente em 5 regiões (cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea), apresentando os corpos intervertebrais adjacentes unidos por ligamentos, articulações e por discos intervertebrais, ligando a um mesmo indivíduo. Dessa forma, as vértebras, por suas características, apresentam mais elementos utilizados para a quantificação do número mínimo de indivíduos encontrados em locais de restos mortais.
  • Na análise de ossos misturados em locais de remanescentes humanos, as vértebras possuem maior grau de confiança para a separação dos ossos pertencentes a um mesmo indivíduo, quando comparadas com os demais elementos presentes nas alternativas da questão, sendo identificadas por suas características anatômicas, morfométricas e estruturais próprias.

    A coluna vertebral é constituída de 33 vértebras, sendo 24 ossos separados e divididos estruturalmente em 5 regiões (cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea), apresentando os corpos intervertebrais adjacentes unidos por ligamentos, articulações e por discos intervertebrais, ligando a um mesmo indivíduo. Dessa forma, as vértebras, por suas características, apresentam mais elementos utilizados para a quantificação do número mínimo de indivíduos encontrados em locais de restos mortais.

    Fonte: 

    Pinto, M. I. M. Diagnose sexual da primeira vértebra cervical: análise morfométrica. Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 2012. 

    Gabarito: Letra C

  • Pessoal, se vocês analisarem com calma, a questão é até fácil.

    O enunciado questiona dentre as opções citadas, qual permitiria identificar os ossos como pertencentes ao mesmo indivíduo pelo método da articulação, ou seja, qual o par de ossos apresentados é mais confiável de se associar como integrantes de um mesmo esqueleto. A questão é bem simples, pois dificilmente se associa o crânio ao osso atlas ou se associa o fêmur à patela simplesmente pela forma e tamanho de cada um. Os ossos que costumam apresentar formas similares e tamanhos proporcionais em um mesmo indivíduo são as vértebras, que apresentam um padrão identificável e de fácil associação.

    ALTERNATIVA C