-
Em relação à raça e não à identidade que a classificação é quanto aos tipos étnicos fundamentais:
Caucásico - pele branca, cabelos lisos ou crespos, louros ou castanhos, íris azuis ou castanhas;
Mongólico - pele amarela, cabelos lisos, face achatada de frente pra trás, maxilares salientes;
Negroide - pela negra, cabelos crespos, crânio pequeno, íris castanhas, nariz largo e achatado;
Indiano - estrutura alta, pele amarelo-trigeira, cabelos pretos e lisos, barba escassa;
Australoide - estrutura alta, pele trigueira, dentes fortes, nariz curto e largo, arcada superciliares salientes.
-
Gabarito letra "A" - A identificação judicial/policial é feita pelos peritos papiloscopistas, pelo método de vucetich. Já a identificação médico-legal será sempre realizada por médicos.
Apenas para acrescentar, já foi objeto de cobrança em provas de delegado a diferença de métodos de identificação científicos e não científicos:
- Técnicas científicas de identificação de cadáver: impressão dactiloscópica, arcada dentária e sobreposição de imagens.
- Técnicas não científicas: reconhecimento facial, sinais particulares.
-
Qual o erro da letra B?
-
A) Sempre é feita por legistas. CORRETA A questão requer a informação a respeito da identificação médico-legal (feita por médicos legislas) que se difere da identificação judicial, realizada por outros peritos, a exemplo dos papiloscopistas.
B) Utiliza o DNA como elemento de caracterização do sexo do indivíduo. ERRADA O DNA é utilizado para verificar o parentesco do periciando com outrem, ou ainda, para identificar um indivíduo, mas nesse caso, é necessário que haja registro prévio de DNA do indivíduo que se quer identificar para que haja comparação.Geralmente, para identificar o sexo, são utilizados, por meio de uma perícia antropológica, os ossos do corpo humano, como, por exemplo, a pelve (que na mulher é mais larga).
C) Leva em conta o estudo da raça, o retrato falado, a himenologia, a dactiloscopia de Vucetich e o estudo do DNA. ERRADA O erro da questão está em mencionar a himenologia como identificação médico-legal. A Himenologia é a parte da medicina legal que estuda os hímens, suas espécies e classificação anatômica e é estudada na sexologia forense.
C) Em relação à espécie, deve-se levar em consideração a divisão em cinco tipos étnicos fundamentais: caucásico, mongólico, negroide, indiano e australoide. ERRADA Essa classificação é de Salvatore Ottolenghi e é utilizada para identificação da raça. No que tange a espécie, só é possível duas variáveis : Espécie Humana e Espécie Animal.
D) É sinônimo de identificação judiciária, independe de conhecimentos médicos e está fundamentada no uso dos dados antropométricos e antropológicos para a identidade civil e caracterização dos criminosos. ERRADA A identificação médico-legal é feita por médicos legislas, que possuem conhecimentos médicos e fundamenta-se em dados antropológicos. Já a identificação judicial, realizada por outros peritos, a exemplo dos papiloscopistas, fundamenta-se em dados antropométricos, como o Sistema Antropométrico de Bertillon.
-
Fico mais aliviada c as estatísticas kkkk
-
Fico mais aliviada c as estatísticas kkkk
-
PRA QUEM VAI FAZER DELTA RJ:
SOBRE A LETRA B):
OBS: HYGINO defende que quando os despojos humanos se encontrarem em situações nas quais os parâmetros antropométricos não poderem ser aplicados (como é o caso de esqueletos de subadultos/criança), caberá a análise do material genético - DNA.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.
A) CERTO. Neste processo de identificação, exigem-se não só conhecimentos e técnicas médico -legais, como também entendimento de suas ciências acessórias. Sempre é feita por legistas, sejam eles médicos ou odontologistas.
B) ERRADO. Dentro da identificação médico-legal o DNA é normalmente utilizado para individualizar um cadáver, comparando com uma amostra referência, para comprovação de parentesco, dentre outras aplicações. O sexo pode ser aferido por meio da análise da amelogenina do DNA, no entanto, não é sua principal função. No caso da identificação médico-legal do sexo, serão utilizadas principalmente características do esqueleto humano para diferenciação.
C) ERRADO. Estudo da raça: OK
Retrato falado: errado, identificação judiciária.
Himenologia: errado, não é um ramo da identificação e sim da sexologia.
Dactiloscopia de Vucetich: errado, identificação judiciária.
Estudo do DNA: certo.
D) ERRADO. Os tipos fundamentais citados dizem respeito à identificação da raça, e não da espécie.
E) ERRADO. Identificação médico-legal e judiciária são conceitos distintos. No caso, a alternativa trouxe o conceito de judiciária, que é realizada por peritos em identificação.
Gabarito do professor: Letra A.
-
Olha, quando a alternativa vem com "sempre", a gnt espera pra ver as outras. Eliminei todas e fiquei com a "a". Fui na coragem, mas confesso que sem confiança kkkkkkkkkkk
-
me sentindo um leso por errar essa questão .
-
Bastante atenção no enunciado.
“Sobre a IDENTIFICAÇÃO MÉDICO-LEGAL”
Na medicina legal a identificação não pode ser feita por outro profissional. Somente legistas (médico legista ou odontologista).
GABARITO: A
-
Qual o erro do item D?
-
Essa questão deveria ser anulada