-
Entende-se por rubefação a congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos.
-
Rubefação - Eritema traumático, congestão (aumento de volume de sangue/vasoditação) de vasos sanguíneos, temporária, passageira, fechada que não tem sangramento, vermelhão na pele.
-
Rubefação===é caracterizada por ser uma vasodilatação exclusivamente vital. Causa o eritema, que é uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz. Desaparece em alguns minutos. Não deixa vestígios, razão pela qual é difícil de ser caracterizada num exame de corpo de delito.
-
Vulgo tapa
-
Gabarito: "E"
Acerca das lesões contusas, vejamos as mais importantes modalidades:
Rubefação: De pouca intensidade, causando vermelhidão. Desaparece em pouco tempo, entendendo a jurisprudência pela tipificação da contravenção penal vias de fato;
Escoriação: Popularmente denominadas "esfoladas" ou "arranhões", são lesões superficiais, agindo o instrumento tangencialmente à superfície corpórea;
Equimose: São as famosas "manchas roxas". Aqui os vasos superficiais rompem-se, causando extravasamento do sangue internamente, o qual fica entremeado nas tramas teciduais;
Hematoma: Aqui o sangue se aglomera em determinado ponto, formando uma bolsa, conhecida vulgarmente como "galos".
-
RUBEFAÇÃO, LEMBREI-ME LOGO DA PALAVRA RUBRO.
-
Será que os colegas que associaram a rubefação com congestão poderiam indicar a fonte?
Tenho 3 livros de Medicina Legal (1- Coleção Carreiras Policiais, dos professores Paulo Furtado e Pedro Henrique Neves; 2- Estudo Direcionado, do professor Alexandre Herculado e 3- Sinopse do professor Wilson Palermo Ferreira), além dos Pdfs do Estratégia Concursos (prof. Paulo Bilynskyj).
Em nenhum destes materiais há esta associação, ao contrário, falam em dilatação (Professores Paulo Furtado e Pedro Henrique Neves; Wilson Palermo e Paulo Bilynskyj,). Só o livro do prof. Alexandre Herculano que não conceitua.
-
"Será que os colegas que associaram a rubefação com congestão poderiam indicar a fonte?"
Genival - pg. 257 - 11º Ed. - 2017
-
GAB E- 1 – Rubefação ou Eritema Traumático
Caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo
traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em
alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato
ao trauma.
Ao se restabelecer a normalidade circulatória regional atingida, desaparecem todos os seus
vestígios. A rubefação é a mais humilde e transitória de todas as lesões produzidas por ação
contundente.
Knight chama a atenção para o fato da possibilidade de se encontrar na pele do cadáver, em
contato com calor, uma zona de rubefação (pseudoeritema) até uma hora depois da cessação
da circulação.
FONTE: MATERIAL DELTA CAVEIRA
Rubefação
Caracteriza pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. A bofetada na face ou nas nádegas de uma criança, onde muitas vezes ficam impresso os dedos do agressor seria um exemplo. A rubefação é a mais humilde e transitória de todas as lesões produzidas por ações contundentes.
FONTE: FRANÇA
-
Equimoses
Trata-se de lesões que traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo.
Quando se apresenta na forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação, quando na forma de estrias, víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizando um pontilhado hemorrágico. Equinoma são equimoses de grande proporção.
As equimoses nem sempre surgem de imediato ou nos locais de traumatismo.
As vezes as equimoses imprime a marca do objeto que deu origem (equimoses figuradas). Fivelas de cinto, saltos, estrias de pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e trança de corda são exemplos. Quando a equimose por objeto cilíndricos como bengala, bastões, cassetetes, deixa em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecida por víbice.
FONTE: FRANÇA
-
Hematoma
O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. O hematoma em geral faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais ou menos demorada que a equimose. Pode também ser profundo e encontrado nas cavidades ou dentro dos órgãos, e por isso chamado de hematoma intraparenquimatoso (intra-hepático, intra-renal ou intracebral).
FONTE: FRANÇA
-
Entende-se por rubefação a congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos. Como exemplo, podemos citar a bofetada dada na face ou nas nádegas, diante do qual, nessas regiões, ficam facilmente impressos os dedos do agressor.
-
Rubefação: apenas o ‘vermelhão’ na pele - efêmera e fugaz. → congestão de vasos sanguíneos (eritema traumático).
- Não há ruptura de vasos sanguíneos, eles apenas aumentam de tamanho. (Logo que o fluxo retorna ao normal → lesão desaparece)
*Obs: congestão sanguínea é aumento da quantidade de sangue --> vaso sanguíneo dilatou; vasodilatação.
*ex: Bofetada na face; Beliscões; Cintadas;Chineladas.
-
GAB: E
Exemplo de Rubefação é o tapa, a região fica avermelhada por pouco tempo.
De acordo com Genival França, o hematoma faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose.
Principal diferença entre equimose x hematoma:
- Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos
-
Gab: E
Traduzindo para uma linguagem mais fácil e vocês nunca esquecerem :D
a) Equimose: ROXO => HÁ rompimento dos vasos sanguíneos
b) Bossa sanguinolenta => FAMOSO GALO, sim kk e estará sempre sobre um plano ósseo - A bossa é uma coleção de sangue acima do osso, a projeção ocorre porque o sangue não consegue espaço em decorrência de camada óssea (http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=86)
c) Hematoma => Extravasamento de sangue de um vaso muito calibroso, SENSAÇÃO DE FLUTUAÇÃO
d) Petéquias => PONTINHOS ROXOS, é a equimose em pontinhos
e) Rubefação => Famoso TAPÃO, VERMELHÃO e não há ruptura dos vasos sanguíneos