SóProvas


ID
3483361
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São exemplos de instrumentos perfurantes:

Alternativas
Comentários
  • PERFURANTES

    As lesões oriundas desse tipo de ação denominam-se feridas PUNCTIFORMES ou PUNCTÓRIAS, pela sua exteriorização em forma de ponto.

    Têm como características a ABERTURA ESTREITA; são de RARO SANGRAMENTO, de pouca nocividade na superfície e, às vezes, de certa gravidade na profundidade, em face desse ou daquele órgão atingido; e, por fim, quase sempre de menor diâmetro que o do instrumento causador, graças à elasticidade e à retratilidade dos tecidos cutâneos. O trajeto dessas feridas é representado por um túnel estreito que se continua pelo tecido lesado, representado no cadáver por uma linha escura. O FERIMENTO DE SAÍDA, quando isso ocorre, é em geral mais irregular e de MENOR DIÂMETRO QUE O DE ENTRADA, em face do instrumento atuar nessa fase através de sua parte mais afilada.

    Causam lesões:

    ·       PUNCTÓRIAS os de calibre pequeno

    ·       BOTOEIRAS os de médio calibre.

    O instrumento perfurante pode ser de pequeno calibre (agulha) ou médio calibre (picador de gelo), porém NÃO PODE SER DE GRANDE CALIBRE, em vista da classificação diversa, passando a ser considerado um instrumento PERFUROCONTUDENTE.

  • SOBRE O TEMA:

    AÇÃO PERFURANTE: FERIDA PUNTIFORME/PUNCTÓRIA/ FUSIFORMES/EM BOTOEIRA/EM CASA DE BOTÃO

    Meios com aspecto pontiagudo, alongado e fino. Quase sempre atuam por percussão ou pressão, afastando as fibras (não cortadas) do tecido. São puntiformes por sua exteriorização em forma de PONTO. Ex: agulha, estilete, furador de gelo, tesoura fechada, etc.

    CARACTERÍSTICAS

    a)      Pouco sangramento, pois os vasos estão afastados, não seccionados;

    b)     Pouca nocividade na superfície;

    c)      Exceção: com gravidade na profundidade (quando atinge órgão);

    d)     Ferida com menor diâmetro que o meio utilizado.

    e)      Predomínio de profundidade sobre a extensão.

    OBS: quando ocorre ferimento de saída: bordas evertidas, menor diâmetro que o da entrada.

    OBS: o trajeto é representado por um túnel estreito, no cadáver uma linha escura.

    As feridas podem ser: em fundo-de-saco (quando perfuram, atingem um obstáculo resistente e não penetram além do comprimento); Em acordeão/sanfona de LACASSAGNE: quando a superfície do corpo é depressível (parede de abdômen) a lâmina produz uma lesão mais profunda que o próprio comprimento do objeto.

    LESÕES PRODUZIDAS POR INSTRUMENTO PERFURANTE DE MÉDIO CALIBRE

    LEIS DE EDOUARD FILHÓS: LEI DA SEMELHANÇA: as lesões causadas por instrumentos PERFURANTES de médio calibre são semelhantes às lesões produzidas por instrumentos PERFUROCORTANTES de dois gumes. Ex: picador de gelo x punhal. Os instrumentos são diferentes.

    OBS: semelhantes, não são iguais: cortes de fibras.  

    A FERIDA POR INSTRUMENTO DE MÉDIO CALIBRE: em casa de botão; tem dois ângulos muito agudos, bem menor de 90° (biconvexa) em cada lado, a lesão afasta as fibras, não corta e não fica ovalar, mas sim esticada por decorrência das fibras elásticas.

    A FERIDA POR INSTRUMENTO DE 2 GUMES: corta as fibras. LEI DO PARALELISMO: as várias lesões obedecem às linhas elásticas da pele, quando na mesma região. Se for região diferente, possa ser que as fibras tenham direção e sentido diferentes.

    LEIS DE VON LANGER: LEI DO POLIMORFISMO: se as fibras elásticas estiverem aglomeradas (região de entrecruzamento #) as feridas apresentarão aspecto polimorfo, estrelado, anômalo.

  • Exemplos de instrumentos perfurantes: agulha e furador de gelo.

  • a) cortocontundente, cortante e contundente

    b) perfurocontundente e cortocontundente

    c) C0RRETO

    d) contundente, contundente e contundente

    e) cortocontundente,cortocontundente e cortocontundente

  • Projetil de arma de fogo é PERFUROCONTUSA.