SóProvas


ID
3483364
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Lesão em forma de botoeira, com um dos ângulos mais agudo que o outro, predomínio da profundidade sobre a extensão e cauda de escoriação são características de lesão produzida por instrumento

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está certo? De acordo com o livro do prof Wilson Palermo: lesão de médio calibre: fusiformes, casa de botão ou botoeira são considerados INSTRUMENTOS PERFURANTES

  • Ótima observação "Letícia Marques de Menezes". De fato a lesão em botoeira é característica dos instrumentos PERFURANTES de médio calibre, inclusive decorrem dai as famosas leis de FILHOS (semelhança e paralelismo) e de LANGER (formas anômalas).

    Ocorre que, a questão quando diz "predomínio da profundidade sobre a extensão e cauda de escoriação" fica muito claro que se trata de um instrumento perfurocortante (uma faca por exemplo). Questões como essa já caíram em outras provas de delegado, e devemos atentar em como vem cobrando, pois tanto pode ser instrumento perfurante de médio calibre, quanto um instrumento perfurocortante.

    Também errei pois marquei direto instrumento perfurante sem ler o resto do enunciado...espero ter ajudado.

  • O examinador inclui como uma das características da lesão a cauda de escoriação, característica que não se apresenta em instrumentos perfurantes. Alternativa D!

  • Cauda de escoriação não aparece tão somente em lesões incisas puras????

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Instrumentos contundentes não causam lesões em botoeira. Eles causam lesões mais externas, mas também podem atuar em profundidade.

    B) ERRADO. Instrumentos perfurantes não causam lesões em botoeira com ângulos agudos e causa da escoriação. Na realidade, instrumentos perfurantes de médio calibre podem causar lesões que se assemelham às de botoeira por perfurocortantes, mas que não possuem a causa de escoriação. A primeira Lei de Filhos estabelece que uma lesão causada por um instrumento perfurante de médio calibre vai ser SEMELHANTE à causada por um instrumento de dois gumes. 

    C) ERRADO. Instrumentos cortantes não causam lesões em botoeira. As feridas cortantes têm suas extremidades mais superficiais e a parte mediana mais profunda, nem sempre se apresentando de forma regular.

    D) CERTO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. As soluções de continuidade produzidas por instrumentos perfurocortantes de um só gume resultam em ferimentos em forma de botoeira com uma fenda regular, e quase sempre linear, com um ângulo agudo e outro arredondado.

    E) ERRADO. Instrumentos perfurocontundentes não causam lesões em botoeira. Um exemplo comum são os projéteis de armas de fogo.

    Referência utilizada: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Resposta: Letra D;

    No livro de Medicina Legal do autor Genival França, entende-se a que a cauda de escoriação também pode estar presente em lesões causadas por instrumentos perfurocortantes, embora não seja a regra. Segue o trecho:

    "As feridas dorsais indicam, quase sempre, que a vítima estava de costas para o

    agressor. O trajeto, a profundidade e a cauda de escoriação voltada para esse ou aquele lado levam à

    conclusão da direção que tomou o instrumento, de cima para baixo ou de baixo para cima, se da

    direita para a esquerda ou vice-versa. Em geral, o agressor usa a arma de características

    perfurocortantes com o gume voltado para dentro ou para baixo." (p. 287)

    BONS ESTUDOS!

  • GABARITO: D

    As lesões provocadas por instrumento perfurante de médio calibre são também entendidas como feridas "fusiformes, "em casa de botão" ou "em botoeira".

    Edouard Filhos e Karl Ritter Von Langer, foram autores que desenvolveram estudos no campo das lesões perfurantes provocadas por instrumentos de médio calibre. (Este assunto foi cobrado pela banca FUNCAB, no ano de 2016, para o cargo de DPC/PA.

  • Lesão em forma de botoeira: Perfurocortante

  • AOCP, manda questões assim de medicina legal na PCPA, nunca te pedi nada.

    Questões simples, sem muito malabarismo, sem controversas.