A) As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, sendo que o profissional responsável pela execução dessa atividade instrumental normalmente não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização demandatária. → CORRETA
B) A assessoria pode ser vista como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um grupo ou a vários grupos que a executam, em que o assessor normalmente não tem vínculo permanente com o local da prestação e realização do serviço.
C) O Conselho Federal e os Conselhos Regionais do Serviço Social consideram tal assessoria como um instrumento de trabalho profissional, em que o assistente social irá acompanhar processos de trabalho da organização e/ou de grupos, apontando possibilidades, limites, alternativas no projeto pretendido. Deve contribuir para a leitura da realidade, o que facilita traçar o planejamento.
D) Para execução de uma assessoria, faz-se necessário clareza acerca de quais são os objetivos pretendidos pelos demandatários da organização que a solicita.
E) A assessoria e a consultoria em Serviço Social surgiram das experiências vividas nos estágios realizados em movimentos sociais, desenvolvidos na década de 80. → Os anos de 1980 apresentam duas importantes questões para o estudo do tema. O primeiro é o artigo sobre assessoria escrito por Balbina Ottoni Vieira (1981) e inserido em seu segundo livro sobre supervisão. Esse artigo, escrito em pressupostos do estrutural-funcionalismo, trata da importância da assessoria para assistentes sociais. A segunda questão é a experiência, vivenciada por vários cursos de Serviço Social no Brasil, da criação de campos próprios de estágio junto aos movimentos sociais. Esses trabalhos, mesmo que na época não seja ainda uma assessoria, face à nebulosa relação entre exercício profissional e prática política, foram os percussores das atividades de assessoria que hoje os assistentes sociais desenvolvem no campo das políticas sociais. (MATOS, CFESS, Direitos e Competências).
As referências dos demais itens: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/990/770