SóProvas


ID
3484639
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A atuação do crime organizado parece não obedecer a fronteiras. Trata‐se de fenômeno globalizado a se manifestar por distintas vias, entre as quais podem ser mencionados o narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas, a corrupção e a lavagem de dinheiro. Em larga medida, a ação desses grupos criminosos se faz acompanhar pelo uso indiscriminado da violência.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema a que ele se refere, julgue o item subsequente.


Causou comoção a recente execução de uma vereadora do Rio de Janeiro, conhecida por sua atuação em favor das minorias e em defesa dos direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • É possível entender que existe uma disputa de poder entre o Estado estabelecido e organizações criminosas. No entanto, a atuação das organizações criminosas, nacionais e internacionais – como o narcotráfico que ultrapassa fronteiras – se dá de forma mais efetiva em áreas nas quais o poder público não atua, atua pouco ou é ineficiente.

    Tais organizações tornam-se um poder paralelo àquele do Estado nos locais onde existe um espaço não ocupado entre o aparelho de Estado e a sociedade civil. Assim ganham legitimidade e, senão o apoio, o silêncio cúmplice das comunidades carentes de serviços. O poder das comunidades criminosas é proporcional, então à eficiência dos serviços que proporcionam à comunidade.

    É claro que existe a prática da violência e o domínio pelo medo mas, a presença do medo não é suficiente para explicar a força e a amplitude da atuação do crime organizado nas áreas periféricas do planeta. São áreas onde há a necessidade de politicas públicas voltadas para os excluídos de tal maneira que a inclusão os torne imunes à ação corrosiva mas paternalista do crime organizado. É fundamental o trabalho de lideranças de bairros, de ONGs, de escolas, de comunidades organizadas para que haja a efetiva neutralização desta ação das organizações criminosas.  
    No Brasil ainda há um longo espinhoso caminho a ser percorrido e, a atuação em favor destes excluídos é muitas vezes entendido como ameaça ao status quo, em ambos os lados: do estado e da criminalidade organizada. 
    E, por isso , aquele que atua corre o risco de ser boicotado ou eliminado. Vide o assassinato da vereadora . 
    Pelo acima descrito percebe-se que a afirmativa apresentada na questão está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gabarito: certo. Mariele Franco