Hoje em dia o crime organizado utiliza as mesmas ferramentas tecnológicas que Estados e órgãos de repressão ao crime. Assim, o quadro das organizações criminosas é composto, geralmente, por pessoas com dedicação exclusiva e qualificação de ponta nas diversas áreas onde se faça necessária à sua atuação, contando com excelente remuneração e equipamentos de última geração, muitas vezes superiores aos dos policiais.
No entanto, há umas poucas ações que não passaram por tantas modificações. Entre elas está a utilização do dinheiro vivo nas transações por conta do rastreamento do papel moeda ser mais complicado do que transações bancárias, ou aquelas com ações de empresas, Por isso é que há novos mecanismos de controle de cédulas tais como marcas d´água, canetas que constatam se são verdadeiras ou não, numeração codificada, entre outras.
Mesmo assim não são poucas as vezes em que altos montantes oriundos de ações do crime organizado alcançam paraísos fiscais, tais como as ilhas Cayman, Luxemburgo ou Panamá, nos quais há sigilo acerca de quais são os correntistas, sejam pessoas físicas ou jurídicas, verdadeiras ou falsas. Tais transações são mais rápidas e fáceis quando há a utilização do “dinheiro vivo".
Além disso nos paraísos fiscais há pouco questionamento sobre a origem dos depósitos e a taxação é baixa. Ou seja, nestas regiões a tributação de movimentação financeira é pequena. Por isso em muito atrai grandes fortunas e grandes lucros, lícitos ou não.
Não há necessidade de conhecimento específico acerca de como é renda do crime organizado, seja ele nacional ou internacional para ser capaz de responder adequadamente a questão. A resposta advém da leitura atenta de periódicos.
A conclusão do acima exposto é que a afirmativa está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.