SóProvas


ID
3485371
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma antena parabólica desativada de 120 cm de raio de curvatura e sem o receptor de sinal foi coberta com papel alumínio, de modo a se tornar um espelho côncavo. Essa antena foi deixada no quintal de uma casa e, em um dia quente de verão, acabou por incendiar uma pequena caixa de papelão situada a uma certa distância d do centro dessa antena.


Sabendo que os raios do Sol chegam à parte côncava do espelho paralelos ao eixo principal, a distância d ideal para que ocorra o incêndio é de

Alternativas
Comentários
  • Distância do foco = raio de curvatura/2

  • Nos espelhos esféricos exitem três pontos fundamentais. São eles: Centro de curvatura, foco e vértice. O centro de curvatura é como se fosse o centro da esfera de onde o espelho foi retirado. O foco equivale a metade da distancia do centro de curvatura e é o ponto em que todos os raios incidem (o que faz com que haja aumento de temperatura) e o vertíce é o ponto em cima do espelho, paralelo aos demais e corresponde ao ponto de curvatura da semi circunferência.

    Nesse caso, a distancia do raio que é equivalente a distancia do vertice ao centro de curvatura é 120 cm. O foco, portanto, fica a 60 cm do vértice e é o ponto em que a caixa deveria estar para que recebese a incidência de todos os raios e pegasse fogo.

    Letra C