GABARITO: LETRA D
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
Concisão:
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos
da redação oficial.
a) De acordo com o atributo da formalidade, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Sendo assim, o critério apontado nesta alternativa está incorreto.
b) Conforme explica o Manual de Redação, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Desse modo, o critério apontado nesta alternativa está incorreto.
c) A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Assim, acumular ideias em um mesmo período é contrário ao que orienta o Manual de Redação e, portanto, esta alternativa está incorreta.
d) Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ou seja, trata-se de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Nesse sentido, verificamos que este é um critério que deve ser adotado no momento de redigir o texto e, portanto, esta alternativa está correta.
e) O Manual de Redação esclarece que detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. Desse modo, ideias incompatíveis ou sem importância não é um critério que deve ser adotado no momento de redigir o texto e, assim, esta alternativa está incorreta.
Gabarito: Letra D