SóProvas


ID
348640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas proporcionou
avanços rápidos em procedimentos de análise da paisagem,
principalmente com o crescimento e a popularização da informática.
Os sistemas de informações geográficas (SIG) foram favorecidos de
maneira substancial por esse desenvolvimento, pois passaram de
procedimentos rudimentares, manuais e analógicos para processos
complexos, sofisticados, digitais e semiautomatizados. Acerca dos
elementos do SIG, julgue os itens a seguir.

Os dados em SIG apresentam dois tipos de formatos: matricial ou vetorial, sendo impraticável qualquer tipo de conversão entre eles.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa incorreta.
    Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) correspondem às ferramentas computacionais de Geoprocessamento, que permitem a realização de “análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados”, 
    o modelo matricial (raster) e o modelo vetorial (vector) são utilizados como ferramenta de tratamento e análise de dados em um projeto obtenção de informações através de imagens.

    Na estrutura vetorial, a localização e a feição geométrica do elemento são armazenadas e representadas por vértices definidos por um par de coordenadas. No modelo matricial, também denominado de raster, o terreno é representado por uma matriz M(i, j), composta por i colunas e j linhas, que definem células, denominadas como pixels (picture cell), ao se cruzarem. Cada pixel apresenta um valor referente ao atributo, além dos valores que definem o número da coluna e o número da linha, correspondendo, quando o arquivo está georreferenciado, às coordenadas x e y, respectivamente.