[...]
Com o atual cenário da globalização e do mercado de capitais surge o International Financial Reporting Standards (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Entretanto, há a necessidade de os países adotarem essas normas contábeis, a fim de minimizar os diferentes critérios e práticas adotados por cada país para reconhecer e mensurar cada transação. Portanto, esse processo de Harmonização busca proporcionar uma melhor compreensão e facilitar a comparação dessas transações, o que trará diversos benefícios, como políticas contábeis mais flexíveis, pois essas normas são baseadas muito mais em princípios do que em regras.
[...]
fonte:congressousp.fipecafi.org/anais/artigos132013/412.pdf
Letra A
A)CORRETA
B)ERRADA, A lei 11.638 tornou obrigatória a adoção das normas internacionais para empresas que publicam na bolsa.
c)ERRADA, O processo de harmonização busca diminuir as possibilidades de escrituração de um mesmo fato contábil, o que converge para comparabilidade
d)ERRADA, Com a adoção das IFRS, pelo IASB, aumentou o número de normas usadas como referência para as práticas contábeis mundiais e, consequentemente, a necessidade de atualização recorrente por parte dos contabilistas.
e)ERRADA, O CPC é o principal órgão brasileiro responsável pela harmonização das normas internacionais no âmbito nacional, e não teve como principal finalidade reduzir riscos das operações. Tal responsabilidade fica a cargo da CVM e Bacen, por exemplo, que também participam do CPC.