SóProvas


ID
3486739
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo desenvolveu competências voltadas para a produção, a apuração e a apresentação das notícias, com rotinas específicas de produção. Considerando essa informação, julgue o item.


O jornalismo de precisão, defendido a partir dos anos 1970 pelo jornalista americano Philip Meyer, refere‐se à aplicação de métodos científicos das ciências sociais para levantar e analisar dados, com o auxílio de computadores, em um movimento contrário ao New Journalism.

Alternativas
Comentários
  • New journalism - corrente mais literária do jornalismo

  • O norte-americano Philip Meyer foi quem propôs a metodologia do jornalismo de precisão, um caminho diferente do novo jornalismo dos anos 60 que utilizava técnicas literárias.

    Meyer pretendia aplicar métodos científicos de investigação social e psicossocial à prática do jornalismo. As aplicações das técnicas de “RAC” (Reportagem Assistida por Computador ou, em inglês, CAR – Computer Assisted Reporting) devem ser entendidas dentro deste contexto de aproximação entre jornalismo e ciência, proposto pelo jornalismo de precisão.

  • CERTO.

    O jornalismo de precisão, defendido a partir dos anos 1970 pelo jornalista americano Philip Meyer, refere‐se à aplicação de métodos científicos das ciências sociais para levantar e analisar dados, com o auxílio de computadores, em um movimento contrário ao New Journalism.

    O que foi o jornalismo de precisão?

    A partir da década de 80, grandes jornais americanos passaram a fundamentar suas notícias e reportagens em pesquisas próprias, em parte por desacreditarem nas pesquisas solicitadas por políticos (Meyer, 1993, p. 28). Baixas tiragens também levaram os editores desses jornais a procurar o aperfeiçoamento do produto jornalístico por meio de cobertura mais científica (Idem, p. 31). O começo dessa busca coincidiu com o acesso, pelos jornais, a computadores e bases de dados, nos anos 70. 

    Fonte: https://ovigillante.wordpress.com/2010/03/01/jornalismo-de-precisao-historia-e-conceito/

    E o chamado new journalism?

    Classificado como romance de não-ficção, sua principal característica é misturar a narrativa jornalística com a literária. Uma das publicações que popularizaram o novo estilo foi a revista The New Yorker. Em 1956 o escritor americano Truman Capote publicou o perfil do ator Marlon Brando, intitulado "O duque em seus domínios", que é citado como o primeiro texto do gênero.

    Fonte: http://dicionario.sensagent.com/New%20journalism/pt-pt/