SóProvas


ID
3487708
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Alguns princípios devem ser observados no planejamento do espaço físico. Sendo assim, o espaço deve respeitar as diversas necessidades decorrentes de seus usos e funções. Devem ser oferecidas, por exemplo, diferentes soluções de armazenamento de acervo adequadas para cada tipo de material. Da mesma forma, devem ser oferecidas diferentes opções de acomodação para consulta ao acervo, de acordo com as necessidades e preferências dos usuários. O enunciado se refere ao

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 116-119):

    Princípios ou indicadores?

    Existem algumas características que devem ser observadas no planejamento do espaço físico, que, mais do que dados teóricos, constituem qualidades desejáveis dos edifícios. Trata-se de princípios, pois devem ser considerados como diretrizes gerais do projeto, mas são também indicadores, à medida que indicam grau de qualidade e servem para avaliar se o projeto é adequado ao uso que se espera do edifício.

    Espaço flexível. Flexibilidade é o requisito mais importante de um edifício de biblioteca ou serviço de informação. [...]. Flexibilidade pode ser aqui entendida como a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções com um mínimo de inconveniência e custo.

    Espaço compacto. Um espaço compacto, que facilite a circulação de usuários e de funcionários, bem como dos materiais do acervo, é sempre desejável.

    Espaço diversificado. O espaço deve respeitar as diversas necessidades decorrentes de seus usos e funções. Assim, por exemplo, devem ser oferecidas diferentes soluções de armazenamento de acervo adequadas a cada tipo de material. Da mesma forma, devem ser oferecidas diferentes opções de acomodação para consulta ao acervo, de acordo com as necessidades e preferências dos usuários.

    Espaço acessível. Este princípio refere-se tanto ao acesso ao edifício quanto ao acesso aos serviços desejados.

    Espaço organizado. O espaço deve permitir e estimular o contato adequado do usuário com o acervo e os serviços. Em uma biblioteca, por exemplo, a organização ou disposição física das coleções deve favorecer seu acesso pelos usuários e estimular o seu uso.

    Espaço confortável. O espaço de uma biblioteca deve, antes de tudo, ser agradável, se se deseja que seja frequentado.

    Espaço econômico. Este princípio refere-se não apenas ao custo da construção, mas também da manutenção.

    Espaço que promova a preservação dos materiais. Trata-se de princípio fundamental em serviços de informação que possuam coleções de documentos, como é o caso de bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

    Gab. B

    ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.

  • Espaço FLEXÍVEL -> a novas SITUAÇÕES enfrentadas pela U.I. Deve-se adaptar a NOVOS USOS OU FUNÇÕES.

    Espaço DIVERSIFICADO -> Deve RESPEITAR novos usos ou funções e oferecer SOLUÇÕES ADEQUADAS para cada tipo de material.

    Alternativa B.