Conforme Almeida (2011, p. 116-119):
Princípios ou indicadores?
Existem algumas características que devem ser observadas no planejamento do espaço físico, que, mais do que dados teóricos, constituem qualidades desejáveis dos edifícios. Trata-se de princípios, pois devem ser considerados como diretrizes gerais do projeto, mas são também indicadores, à medida que indicam grau de qualidade e servem para avaliar se o projeto é adequado ao uso que se espera do edifício.
Espaço flexível. Flexibilidade é o requisito mais importante de um edifício de biblioteca ou serviço de informação. [...]. Flexibilidade pode ser aqui entendida como a capacidade de adaptação do espaço a novos usos ou funções com um mínimo de inconveniência e custo.
Espaço compacto. Um espaço compacto, que facilite a circulação de usuários e de funcionários, bem como dos materiais do acervo, é sempre desejável.
Espaço diversificado. O espaço deve respeitar as diversas necessidades decorrentes de seus usos e funções. Assim, por exemplo, devem ser oferecidas diferentes soluções de armazenamento de acervo adequadas a cada tipo de material. Da mesma forma, devem ser oferecidas diferentes opções de acomodação para consulta ao acervo, de acordo com as necessidades e preferências dos usuários.
Espaço acessível. Este princípio refere-se tanto ao acesso ao edifício quanto ao acesso aos serviços desejados.
Espaço organizado. O espaço deve permitir e estimular o contato adequado do usuário com o acervo e os serviços. Em uma biblioteca, por exemplo, a organização ou disposição física das coleções deve favorecer seu acesso pelos usuários e estimular o seu uso.
Espaço confortável. O espaço de uma biblioteca deve, antes de tudo, ser agradável, se se deseja que seja frequentado.
Espaço econômico. Este princípio refere-se não apenas ao custo da construção, mas também da manutenção.
Espaço que promova a preservação dos materiais. Trata-se de princípio fundamental em serviços de informação que possuam coleções de documentos, como é o caso de bibliotecas, arquivos e centros de documentação.
Gab. B
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.