SUPERCHAVE / SUPERKEY: Conjunto de uma ou mais colunas que, tomadas coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma linha.
CHAVE CANDIDATA / CANDIDATE KEY: Superchaves de tamanho mínimo, candidatas a serem possíveis chaves primárias de uma tabela.
CHAVE PRIMÁRIA / PRIMARY KEY (PK): Chaves cujas colunas são utilizadas para identificar linhas em uma tabela (funciona como um índice para a tabela) – em geral, vêm sublinhada. Uma chave primária pode ser composta, isto é, formada por mais de um atributo, pode ter atributos numéricos ou de diversos tipos (textual). Toda relação deve ter uma chave primária. Ela não admite valores iguais, ou seja, os valores nunca se repetem. Não pode ser NULA (NULL).
CHAVE SECUNDÁRIA/alternativa / SECONDARY KEY: Chaves candidatas a serem possíveis chaves primárias de uma tabela, mas que não foram escolhidas.
CHAVE ESTRANGEIRA / FOREIGN KEY (FK): Chaves de uma tabela que fazem referência à chave primária de outra tabela, ou até mesmo da própria tabela (sempre dentro do mesmo banco de dados). uma chave estrangeira não é obrigatoriamente chave primária de outra tabela do mesmo banco, visto que é possível ter uma chave estrangeira que referencia uma chave candidata de outra tabela.
CHAVE SUBSTITUTA / SURROGATE KEY: Chaves primárias artificiais criadas para identificar de maneira unívoca uma linha.