SóProvas


ID
3490015
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Tendo como base os Princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta "A"

    A resposta está no art. 170, inciso VI da Constituição Federal:

    Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

    I - soberania nacional;

    II - propriedade privada;

    III - função social da propriedade;

    IV - livre concorrência;

    V - defesa do consumidor;

    VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação;         

    VII - redução das desigualdades regionais e sociais;

    VIII - busca do pleno emprego;

    IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.         

    Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.  

    Bons Estudos, e FOCO!

  • A alternativa C está incorreta visto que a CF/88 trata expressamente sobre a Educação Ambiental:

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    [...]

    VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

  • Letra "B":

    ERRADA. O Princípio do Poluidor-pagador, também chamado de "princípio da responsabilidade", obriga o poluidor ou degradador a responder pelos gastos advindos dos danos causados por suas atividades ("internalização das externalidades negativas"), ou seja, evita a privatização dos lucros e socialização dos prejuízos ambientais.

    Em decorrência disso, sua responsabilidade possui natureza objetiva, ou seja, independe a existência de dolo ou culpa (art. 14, caput, §1º, da Lei 6.938/1981).

    Letra "D":

    ERRADA. O Princípio da Função Socioambiental da Propriedade (art. 186, inciso II, da CF/88; art. 1.228, §1º, do CC/02) se estende a toda e qualquer propriedade, independentemente de sua localização, não existindo ressalvas quanto ao seu uso.

    FONTE: REVISÃO PGE - CURSO EXTENSIVO PGM/PGE/AGU.

  • Gab. A

    Tendo como base os Princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta.

    A) A Constituição Federal considera expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa.✅

    R: está previsto no art. 170, VI, CF/88.

    B) O Princípio do Poluidor-pagador tem em vista que o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo decorrente da poluição, sendo obrigado a recuperar e ou indenizar os danos causados ao meio ambiente, caso seja comprovada culpa.

    R: deve recuperar independentemente de haver culpa, pois, ao empreender sua atividade, o empreendedor assume todos os riscos que dela pode advir.

    C) A Constituição Federal de 1988, apesar de tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente, garantindo em seus artigos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, não trata expressamente da Educação Ambiental.

    R: tal preceito encontra-se positivado no art. 225, § 1º, VI, da CF/88.

    D) O Princípio da Função Socioambiental deverá ser atendido exclusivamente e impreterivelmente nas propriedades rurais, sendo cumprido quando esta propriedade utiliza adequadamente os recursos naturais disponíveis e preserva o meio ambiente.❌

    R: é também aplicável aos imóveis urbanos.