OPAC é o termo utilizado para designar programas que gerenciam a recuperação e a manipulação de informações em formato eletrônico.
Têm a tarefa de facilitar a procura do usuário garantindo maior velocidade e qualidade no acesso à informação, proporcionando também acessibilidade à distância.
Vantagens dos OPACS:
· Efetuar pesquisas sofisticadas
· Maior velocidade na recuperação da informação
· Essencial para a recuperação de dados disponíveis somente em formatos digitais
· Possibilita acesso a dados bibliográficos de bibliotecas coligadas àquela que se realiza a busca
· Flexibilidade
Objetivos dos OPACS:
· Melhorar a disponibilidade de informações
· Tornar as informações disponiveis em 100% do tempo
· Personalizar o fornecimento da informação
· Reduzir o tempo de recuperação da informação
· Reduzir custos de manutenção
· Fornecer acesso às coleções locais, regionais, nacionais e internacionais
· Permitir ao usuário recuperar as informações através de diversos pontos de acesso
Gabarito: LETRA A
Acrescentando...
Segundo Souza e Fujita (2012, p. 64-68):
Os catálogos em fichas foram automatizados e são denominados de catálogos eletrônicos, em linha ou on-line, o qual é também denominado pela literatura especializada de OPAC (Online Public Access Catalog).
Ainda de acordo com a referida autora, os OPACs constituem-se em sistemas informáticos capazes de integrar as funções bibliotecárias clássicas como consulta, empréstimo individual, empréstimo entre bibliotecas, processamento técnico e recuperação da informação. Também é possível pelos módulos do OPAC realizar pesquisas por autor, título e assunto, cumprindo as funções das tradicionais fichas catalográficas, porém com mais rapidez.
[...]. . Com o acesso às informações por meio dos catálogos on-line, mais conhecidos pela sigla OPAC (On-line Public Acess Catalog), os usuários podem recuperar as informações necessárias por meio de buscas cruzadas em diversos índices, como autor, título, assunto e data.
Gab. A
SOUZA, Brisa Pozzi de; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Do Catálogo impresso ao on-line: algumas considerações e desafios para o bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.1, p. 59-75, jan./jun., 2012. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewFile/822/pdf_71