SóProvas


ID
3492487
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Criptografia é a técnica de escrever informações em formato incompreensível, sendo possível acessar as informações somente se existir um processo de descriptografia. Sobre criptografia simétrica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A) não sei explicar.

    B) Correta.

    C) Errada, a criptografia assimétrica que é conhecida como criptografia de chave pública.

    D) Errada, pois utiliza apenas uma chave para criptografar e descriptografar.

    Macete:

    criptografia Simétrica : uma chave.

    A operação de chave simétrica é mais simples, pois existe uma única chave entre as operações. A chave, na prática, representa um segredo, partilhado entre duas ou mais partes, que podem ser usadas para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, partilhada por ambos os interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles

    criptografia aSSImétrica: duas chaves.

    A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é baseada em 2 tipos de chaves de segurança — uma privada e a outra pública. Elas são usadas para cifrar mensagens e verificar a identidade de um usuário. Resumidamente falando, a chave privada é usada para decifrar mensagens, enquanto a pública é utilizada para cifrar um conteúdo. Assim, qualquer pessoa que precisar enviar um conteúdo para alguém precisa apenas da chave pública do seu destinatário, que usa a chave privada para decifrar a mensagem.

    Fonte: Wiki e eu.

  • Criptografia de chave simétrica e de chaves assimétricas

    De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chaves assimétricas.

    Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.

    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.

    Fonte: CARTILHA CERT.BR

  • Assertiva b

    Usa a mesma chave para criptografar e descriptografar.

  • Gabarito B

    A) Utiliza de algoritmos: RSA e SSL. Criptografia assimetricas (chave publica e privada) INCORRETA

    obs: RSA = criptografia por algoritmos primos SSL = criptografia de rede/sites

    B) Usa a mesma chave para criptografar e descriptografar. Criptografia simétrica (apenas 1 chave privada) CORRETA

    C) É conhecida também como criptografia de chave pública. Criptografia assimétrica (publica e privada) INCORRETA

    D) Utiliza de duas chaves para o processo de descriptografia. Criptografia assimetrica (publica + privada) INCORRETA

    Dica: Simetrica = 1 chave aSSimetrica = 2 chaves