-
Assertiva A
2 Mbytes, que é o tamanho do arquivo original, mais o tamanho do atalho que é maior do que zero bytes.
-
Eu nunca tinha pensado sobre o tamanho de um atalho, a informatica é cheia de surpresas.
-
Gabarito A
A pergunta até pode parecer inusitada, mas é bem simples. Um atalho é um arquivo bem pequeno que contém apenas o endereço de um outro arquivo. Ou seja, é como se fosse um arquivinho de texto com um endereço. Só isso. Não tem o conteúdo do arquivo pra o qual aponta, não tem seu formato, não tem absolutamente nada dele, exceto o endereço. Por isso é bem pequeno. Porém, mesmo pequeno, ocupa algum espaço e por isso é sempre maior do que zero Byte.
A questão acaba aqui, ok? Então pode ir embora já. (rsrsrs) Só uma curiosidade a respeito de atalhos agora. Se quiser ler, beleza, mas não vai endoidar a cabeça...
Um arquivo é, a rigor, um punhado de Bytes. Cada punhado de Bytes recebe uma espécie de número, tipo um endereço que só o computador entente. É o chamado inode. Pra facilitar a nossa vida, ao invés de chamarmos os arquivos pelos seus respectivos inodes, usamos nomes. Nomes de arquivos e também de diretórios. Mas tudo isso aí é apenas uma abstração pra humanos. A coisa mesmo, no fundo, é sempre um punhado de Bytes com um inode associado. Acontece que, aí é que está a parte curiosa da coisa, é possível atribuir mais de um nome para um inode. Note que isso não é criar um atalho, porque o atalho, a gente já viu lá em cima, é um arquivo separado, cujo conteúdo é o endereço de um outro arquivo e que, portanto, tem seu próprio inode: atalhos são arquivos.
Estou me referindo aqui a um certo punhado de Bytes (um certo arquivo) ter mais de um endereço. Tipo... C:/arquivo.doc e C:/diretório/nomediferente.doc. Nomes diferentes pra um mesmo inode, ou seja, pra um mesmo punhado de Bytes. Tecnicamente, são exatamente o mesmo arquivo, porque ambos apontam pro mesmo inode. Percebe a diferença? Isso se chama hardlink. Um atalho é um softlink.
As bancas, penso!, não vão cobrar detalhes assim, mas fica aqui a curiosidade. Útil pra caramba em muitos casos e relativamente comum no universo Linux, especialmente pra usuários que gostam de trabalhar com linha de comando, já que nos gerenciadores de arquivos em ambientes gráficos não é possível criar hardlinks (pelo menos não que eu saiba).
Hummm... você chegou até aqui... deve gostar de informática mais do que imagina então. ;)
-
Gabarito A
O atalho contém apenas o endereço do arquivo, quando pressionado redireciona para o arquivo original.
-
Muito interessante isso...fui testar lá na área de trabalho. Criei um atalho de um arquivo cujo tamanho é 8,08 MB.
O atalho desse mesmo arquivo tem apenas 1,14 KB.
-
Nos computadores, os arquivos ocupam espaço no disco de armazenamento e no sistema de arquivos.
Quando uma informação é gravada, ela ocupará espaço que será medido em bytes.
As unidades de medidas são: K (kilo - mil), M (mega - milhão), G (giga - bilhão), T (tera - trilhão), etc.
O arquivo do WordPad, acessório do Windows para edição de textos com formatação, tem 2 Mbytes (2 megabytes - 2 milhões de bytes) de tamanho.
Ao criar um atalho para o arquivo, será criado um arquivo com extensão LNK que 'conecta' o usuário com o arquivo original.
O atalho contém informações sobre o item que ele aponta, que no caso é o arquivo do WordPad, e seu tamanho não poderá ser zero, devido aos dados armazenados em suas propriedades.
A letra A está correta.
A letra B está errada, por sugerir a duplicação do arquivo original, sendo que o atalho não faz isto, somente uma ligação com o item original.
A letra C está errada, por sugerir que o atalho não ocupa espaço, sendo que todo arquivo (inclusive de tamanho zero bytes), ocupará espaço no computador do usuário.
A letra D está errada, por sugerir que o arquivo do WordPad acabou sendo duplicado mais de uma vez. No Acesso Rápido temos atalhos para os itens abertos recentemente, e assim como o atalho da Área de Trabalho, não ocupará o mesmo espaço do item original.
A letra E está errada, porque o atalho não elimina o item original, nem quando excluímos apenas o atalho. O item original que o atalho aponta, permanecerá mesmo em caso de exclusão do atalho.
Gabarito do professor: Letra A.
-
Sintetizando, o atalho possui tamanho também, e cujo tamanho depende do tamanho do arquivo
-
essa questão me fez pensar uma coisa: os caras podem realmente perguntar de tudo, e é melhor estar sempre preparado!
-
Nem a informática que caiu na PRF foi tão difícil quanto a da Vunesp nessa prova... diabé isso
-
Acredito que qualquer tipo de alteração quando feita em algum arquivo altere tamanhos, por mais imperceptível que seja, até uma renomeação de pasta. (corrijam-me se eu estiver errado)