SóProvas


ID
3494758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em uma operação de entrada e saída (E/S) realizada pelo método por programa, o loop de interrogação do estado do periférico pode ser usado com a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Um módulo de E/S não é simplesmente um conector mecânico que liga um dispositivo ao barramento de sistema. Pelo contrário, o módulo de E/S possui alguma `` inteligência'', isto é, contém lógica para efetuar a função de comunicação entre os periféricos e o barramento.

    O leitor pode perguntar-se porque é que não se conectam os periféricos diretamente ao barramento de sistema. As razões são

    Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação. Seria impraticável incorporar a lógica necessária dentro do processador para controlar uma gama de dispositivos.

    - A taxa de transferência de dados dos periféricos é, muitas vezes, muito mais baixa do que a da memória do processador. Assim, é impraticável usar o barramento de alta-velocidade para comunicar diretamente com um periférico.

    - Os periféricos usam, muitas vezes, formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.

    Por isso, é necessário um módulo de E/S. Este módulo tem duas funções principais:

    - Fazer a interface com o processador e a memória através do barramento de sistema ou do comutador central.

    - Fazer a interface com um ou mais dispositivos periféricos por ligações especializadas para dados.

  • ✅Gabarito(A) 

    Principais técnicas de E/S

    1 - E/S programada.

    Neste método de I/O, uma solução para compatibilizar as diferentes velocidades entre o processador e o periférico é justamente o loop de interrogação do estado do periférico, não se devendo enviar o dado enquanto ele no estiver pronto para recebê-lo. 

    2 - E/S dirigida por interrupção.

    ...

    3 - Acesso direto a memória.

    ...

    Fonte: http://usuarios.upf.br/~rebonatto/organizacao/organizacao.pdf

    Organização de Computadores - Universidade de Passo Fundo - Marcelo Trindade Rebonatto