-
Sob a ótica de Silva (1999, p. 15-16), a chamada gramática descritiva tem por objetivo descrever as observações linguísticas atestadas entre os falantes de uma determinada língua. Sem prescrever normas ou definir padrões em termos de julgamento de correto-incorreto, busca-se documentar uma língua tal como ela se manifesta no momento da descrição. Nessa perspectiva, a gramática descritiva tem uma visão despida de qualquer linguístico. O seu campo de atuação é mais amplo, visto que contempla toda a diversidade, não se restringindo à abordagem da variante padrão.
-
Chama-se gramática descritiva ou sincrônica é a gramática que busca descrever o mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, num dado momento, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da analisar a estrutura, ou configuração formal, que nesse momento a carateriza.
-
Qual a diferença entre gramática descritiva e normativa?
Isso é, a gramática normativa é aquela que aprendemos na escola como sendo a norma culta da Língua, e é utilizada na modalidade escrita formal.
Já a gramática descritiva tem como preocupação registrar a língua como ela realmente é falada.
A parte do enunciado: "Seriam utilizadas na construção de enunciados reais produzidos pelos falantes de dada língua" justifica o gabarito letra "c".
-
Categoria errada, isso não é interpretação de texto