SóProvas


ID
349573
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base na metodologia de desenvolvimento dinâmico de sistemas (DSDM – Dynamic System Development Method), analise as afirmativas:

I. Estudo de viabilidade: estabelece os requisitos básicos e restrições do negócio associados à aplicação em construção e depois avalia se a aplicação é viável ao processo de desenvolvimento.
II. Estudo do negócio: estabelece os requisitos funcionais e de informação que permitirão à aplicação fornecer valor ao negócio; também define a arquitetura básica da aplicação e identifica os requisitos de manutenibilidade para a aplicação.
III. Iteração do modelo funcional: produz um conjunto de protótipos incrementais que demonstram a funcionalidade para o cliente.
IV. Iteração de projeto e construção: revisita os protótipos construídos durante a iteração do modelo funcional para garantir que cada um tenha passado por engenharia, de modo que seja capaz de fornecer valor ao negócio operacional para os usuários finais.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Systems_Development_Method
  • Essa questão é copiada integralmente do Pressman.

    O DSDM Consortium é um grupo mundial de empresas que assumiram coletivamente, o papel de "zeladores do método". O consórcio definiu um modelo ágil de processo, chamado de ciclo de vida DSDM. O ciclo de vida DSDM define três ciclos iterativos diferentes, precedidos por duas atividades adicionais de ciclo de vida:

    Estudo de viabilidade: estabelece os requisitos básicos e restrições do negócio associados à aplicação em construção e depois avalia se a aplicação é viável ao processo de desenvolvimento.
    Estudo do negócio: estabelece os requisitos funcionais e de informação que permitirão à aplicação fornecer valor ao negócio; também define a arquitetura básica da aplicação e identifica os requisitos de manutenibilidade para a aplicação.
    Iteração do modelo funcional: produz um conjunto de protótipos incrementais que demonstram a funcionalidade para o cliente.
    Iteração de projeto e construção: revisita os protótipos construídos durante a iteração do modelo funcional para garantir que cada um tenha passado por engenharia, de modo que seja capaz de fornecer valor ao negócio operacional para os usuários finais.
    Implementação: coloca o último incremento de software no ambiente operacional.
  • a-

    Tudo correto. Lembrando que DSDM (dynamic system development method) tem 5 fases em 3 ciclos iterativos: pre-projeto, ciclo de vida e pos-projeto.

     

    Palavras-chave de cada fase:

    Estudo de viabilidade: requisitos básicos e as restrições do negócio. avaliação se é possivel pelo DSDM.


    Estudo do negócio: arquitetura do software, requisitos funcionais.


    Iteração do modelo funcional: protótipos, obtencao de requisitos adicionais


    Iteração de projeto e construção: revisão dos protótipos


    Implementação: codigo, incrementos funcionais