SóProvas


ID
3496537
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história de Mato Grosso, no período "colonial", possui relevância porque o Brasil defendeu o seu perfil territorial, e consolidou a sua propriedade e posse até os limites do rio Guaporé e Mamoré durante nove governos. Durante esse período foram reprimidas as aspirações espanholas de domínio desse território .
Depois foi proclamada a independência do Brasil e, durante os governos imperiais de Dom Pedro I e das Regências (1° Império), fatos importantes ocorreram em Mato Grosso. Dentre eles destacou-se a “Rusga", que foi um movimento: 

Alternativas
Comentários
  • Esse movimento social ocorrido em Mato Grosso, em 1834, teve a sua origem na disputa pelo poder entre os liberais e os conservadores.

    Quando declarada a independência do Brasil, o governo de D. Pedro I nomeou para Mato Grosso cinco governantes e os fatos mais importantes ocorridos nesses anos de 1822 a 1840 foram a oficialização da Capital da Província para Cuiabá e o movimento conhecido como 'Rusga' - movimento nativista de matança de portugueses.

    MATO GROSSO. Governo. Disponível em: <http://www.mt.gov.br/historia>. Acesso em: maio. 2020

  • Alternativa correta letra E

    Rusga foi um movimento nativista de matança de portugueses.

    Essa questão sempre cai.

  • Matança de bicudos. Não era abolicionista e buscava a obtenção de independência de poder e mudança comando do governo.

  • Na Província de Mato Grosso, essa fase também foi marcada por tensões. Em 1834, os liberais mato-grossenses organizaram um enorme levante na cidade de Cuiabá e em outras localidades da fronteira do Império brasileiro. Nessa rebelião, que ficou conhecida como Rusga, pretendiam retirar os portugueses do poder político e econômico.

    Os liberais mato-grossenses pretendiam retirar, por meio das armas, os portugueses do poder.

    Resposta: E