SóProvas


ID
3496897
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos padrões de projeto de software e princípios arquiteturais, em programação orientada a objetos, existe um princípio denominado de SOLID. Ele, por sua vez, é composto por 05 princípios de acordo com as suas iniciais, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • O S.O.L.I.D é um acrônimo que representa cinco princípios da programação orientada a objetos e design de código

    [S]ingle Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única)

    Esse primeiro princípio diz que “uma classe deve ter apenas um motivo para mudar”, ou sejadeve ter uma única responsabilidade. Basicamente, esse princípio trata especificamente a coesão.

    [O]pen/Closed Principle (Princípio do Aberto/Fechado)

    Diz que “as entidades de software (classes, módulos, funções etc.) devem ser abertas para ampliação, mas fechadas para modificação”. De forma mais detalhada, diz que podemos estender o comportamento de uma classe, quando for necessário, por meio de herançainterface composição, mas não podemos permitir a abertura dessa classe para fazer pequenas modificações.

    [L]iskov Substitution Principle (Princípio da Substituição de Liskov)

    Diz que “Os subtipos devem ser substituíveis pelos seus tipos base”, e que as classes/tipos base podem ser substituídas por qualquer uma das suas subclasses, ponderando sobre os cuidados para usar a herança no seu projeto de software. 

    [I]nterface Segregation Principle (Princípio da Segregação de Interfaces)

    Diz que “muitas interfaces específicas são melhores do que uma interface geral”. 

    [D]ependency Inversion Principle (Princípio da Inversão de Dependências)

    Diz que devemos “depender de abstrações e não de classes concretas”. Uncle Bob quebra a definição desse princípio em dois sub-itens:

    E isso se dá porque abstrações mudam menos e facilitam a mudança de comportamento e as futuras evoluções do código.

    FONTE https://medium.com/@mari_azevedo/princ%C3%ADpios-s-o-l-i-d-o-que-s%C3%A3o-e-porque-projetos-devem-utiliz%C3%A1-los-bf496b82b299