SóProvas


ID
3499093
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Apesar do desastre em Mariana (MG) chamar a atenção para os impactos das atividades de extração mineral para o meio ambiente, recentemente outro desastre ambiental chamou a atenção das autoridades brasileiras:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil tem explorado suas riquezas minerais por séculos. É significativo o país ter um estado da federação com o nome “Minas Gerais". Isto representa a importância da exploração mineral para a economia do país. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Mineração (IBRAM), a cada ano mais de 180 milhões de toneladas de ferro são extraídas do solo de Minas Gerais. No ano de 2018, por exemplo, só a exportação do minério de ferro alcançou 17% das exportações, sendo China, Japão e Malásia os maiores compradores. E, a maior companhia de mineração do país é a Vale, que esteve envolvida com graves acidentes nos últimos anos. 
    A questão indica um grave acidente com minério que trouxe sérios problemas ambientais: o acidente em Mariana no ano de 2015. É pedido que seja indicada a alternativa que aponta outro desastre ambiental recente.

    A) INCORRETA- Há, comprovadamente, extração mineral ilegal em terras indígenas na Amazônia,. E, esta extração cresceu significativamente no presente momento desde que o governo federal declarou que iria permitir o “desenvolvimento" e a exploração econômica da região. No entanto, os garimpeiros não são estrangeiros. São brasileiros mesmo. 

    B) INCORRETA -É verdadeira a possibilidade de haver o descarte de lixo tóxico perto de mananciais mas, por empresas privadas contratadas pelo poder público e não clandestinas. 

    C) INCORRETA- O fato descrito na alternativa é verdadeiro mas, não pode ser considerado um desastre ambiental pois a destruição das mudas não ocorreu por conta de uma falha de segurança ou de um erro humano mas, da ação destruidora proposital feita pelos elementos do movimento social em questão. 

    D) INCORRETA- A poluição do rio Pinheiros em função de chuvas intensas mas, não necessariamente pelas águas do rio Tietê, é real . Ela acontece quando há chuvas excessivas mas , não é um “ acidente ambiental recente" e sim um problema recorrente na cidade de São Paulo. 

    E) CORRETA - Segundo dados da agência Brasil, de fevereiro de 2018 “ Técnicos do Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, apresentaram hoje (22) laudo comprovando que um depósito de resíduos da empresa mineradora Hydro Alunorte, localizado em Barcarena, região metropolitana de Belém (PA), transbordou [...], despejando uma quantidade ainda incerta de efluentes tóxicos no meio ambiente." Há uma falha, porém, na elaboração da opção pois não há a citação da empresa tampouco a localização no tempo do acidente. Aliás, esta é uma falha em outras opções também. 

    Gabarito do Professor: Letra E.