SóProvas


ID
3499096
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um dos países que mais tem investido em energias alternativas e renováveis nos últimos anos é, ao mesmo tempo, um dos maiores lançadores de gases que contribuem para o efeito estufa, com a matriz energética fortemente dependente de combustíveis fósseis, com destaque para o carvão mineral. Essa é a situação contraditória que caracteriza

Alternativas
Comentários
  • A entrada da questão indica uma contradição que, infelizmente, existe em várias regiões do planeta. No Brasil, por exemplo, há um grande desenvolvimento de pesquisas e de instalação de usinas de produção de energia através de fontes de baixo impacto no meio ambiente, como a energia eólica e aquela produzida a partir do movimento das ondas do mar. Ao mesmo tempo há um desmatamento recorde na Amazônia e, sérios desastres ambientais como o incêndio de vasta área do Pantanal, entre outros. É uma contradição mas , é a realidade. 
    A questão pede que seja indicado entre os países indicados nas alternativas, aquele que investe em tecnologia e pesquisa de soluções para a manutenção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, é um poluidor por contra de sua matriz energética baseada em queima de combustível fóssil , particularmente carvão. 

    A) INCORRETA. O Brasil é poluído, mas sua matriz energética é fundamentalmente hidroelétrica. 

    B) INCORRETA – Por não ser altamente industrializada, a Arábia saudita não é dos piores poluidores. E, sua matriz energética é baseada na utilização do petróleo que tem em abundância. 

    C) INCORRETA – Os EUA é poluidor mas sua matriz energética não é baseada na queima do carvão. 

    D) CORRETA – Ao país que corresponde à descrição da entrada da questão é a China: grandes pesquisas e grande poluidora pela matriz baseada na queima do carvão. 

    E) INCORRETA- O Japão ocupa o sexto lugar na lista de países poluidores, atrás da China, EUA, União Europeia, Índia e Rússia. Mas , sua matriz energética é nuclear

    Gabarito do Professor: Letra D.