SóProvas


ID
3499207
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca dos livros de escrituração nas sociedades, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. Segundo a ITG 2.000 são livros contábeis obrigatórios: o Livro Diário e o Livro Razão. São livros que possuem finalidades distintas, razão pela qual a escrituração de um deles não dispensa a escrituração odo outro.

    b) Incorreta. Não há razão para elencar o livro razão como o “mais importante dentre aqueles utilizados pela contabilidade”. Aliás, quem recebe a escrituração de todos os fatos contábeis ocorridos em determinado período é o Livro Diário.

    c) Correta. Segundo o art. 1.180 do Código Civil além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário.

    Segundo a ITG 2.000 os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como: a) serem encadernados; b) terem suas folhas numeradas sequencialmente; c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.

    d) Incorreta. Segundo o art. 1.180 do Código Civil além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.

    e) Incorreta. Segundo o art. 14 da Lei n° 8.218/91 a tributação com base no lucro real somente será admitida para as pessoas jurídicas que mantiverem, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, livro razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação.

    Assim, a questão foi devidamente anulada.