Tomando como referência o Acordo de Paris, assinado em 2015, a meta estabelecida para viabilizar a manutenção da vida no planeta é de diminuir drasticamente a emissão de gases que aceleram o efeito estufa. Cada país decidiu como participar dessa missão na chamada Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês).
A ideia é manter a modificação da temperatura em, no máximo, 1,5º C até o final do século. Na América Latina, apenas Colômbia e Suriname ainda não ratificaram o Acordo.
No entanto, assinar e ratificar o Acordo de Paris não significou, infelizmente, a adoção de políticas públicas e privadas , em uns quantos países, que efetivamente objetivam a diminuição da emissão de gases.
É pedido que sejam assinalados, entre as opções apresentadas, os maiores poluidores na América Latina.
A) INCORRETA- Brasil é grande poluidor, mas Canadá não o é, além de não fazer parte da América Latina
B) CORRETA – Brasil e México são os grandes poluidores na América Latina. México ainda tem feito esforços no sentido de melhorar a situação mas no Brasil não se tem visto o mesmo. É fundamental conter o desmatamento e, tal não se tem visto.
C) INCORRETA – Embora não possam ser considerados exemplares , não são os piores da América Latina. Argentina está em pior situação.
D) INCORRETA- México é um grande poluidor mas, Canadá não só não é como não faz parte da América Latina
E) INCORRETA – Brasil é um grande poluidor mas não o é a Venezuela que está entre os melhores , que são Chile e Costa Rica, mas não tão mal quanto Brasil e México
Gabarito do Professor: Letra B.