Bizu
Conflito sentido É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente.
Conflito Percebido Os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
Conflito Manifesto Trata-se de conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
Conflito Latente Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente nem precisam ser trabalhados.
(3. Conflito sentido. ) É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente.
(2. Conflito percebido. ) Os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
(4. Conflito manifesto. ) Trata-se de conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
" a pancadaria propriamente dita"
(1. Conflito latente. ) Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente nem precisam ser trabalhados.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de conflitos. Aqui associemos cada tipo de conflito à sua definição.
Maximiano (2016) apresenta os seguintes estágios do conflito:
Conflito latente: no seu estado inicial, o conflito é latente. Isso significa dizer que há uma situação que antecede o conflito e tem potencial para produzi-lo. Por exemplo, a diferença de opinião.
O conflito latente, segundo o próprio Maximiano (2016, p.340), "permanece 'nas sombras' - talvez nunca se manifeste. Se as opiniões não fores expressas, o conflito não se instala". Ou seja, é um conflito que pode não ser percebido pelos indivíduos ou simplesmente "bloqueado" pelos envolvidos, já que eles têm outras coisas a fazer.
O conflito latente pode evoluir para o conflito percebido e o conflito vivido.
Conflito percebido: é o conflito claramente notado pelas pessoas, a partir da interação e diferenças entre cada indivíduo e suas preferências.
Conflito sentido (sensação de conflito): é a parte emocional do conflito. Segundo Maximiano (2016, p.341), "alguns conflitos nunca chegam a esse estágio porque as partes envolvidas podem não se hostilizar, apesar de discordar uma da outra".
Conflito manifestado: é aquele que chegou ao ponto de máximo da escala. Conforme Maximiano (2016, p.341), "agora é guerra. O conflito pode ser verbal, escrito ou físico - agressão." Independente do meio, aqui impera a sobreposição de um interesse sobre o outro.
Sequelas do conflito: se o conflito for encerrado deixando algumas causas, a situação tem as sementes para o surgimento de um novo conflito.
Em relação às colunas, podemos fazer a seguinte relação:
- 3. Conflito sentido: É aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção e forma consciente.
- 2. Conflito percebido: Os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
- 4. Conflito manifesto: Trata-se de conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
- 1. Conflito latente: Não é declarado e não há, mesmo por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. Eventualmente nem precisam ser trabalhados.
Sendo, por essa razão, a alternativa "B" a correta.
GABARITO: B
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.