- ID
- 3501796
- Banca
- FUMARC
- Órgão
- CRP - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
O ato de dirigir é complexo, envolve diversas competências, habilidades e atitudes, e requer do motorista um bom nível de maturidade emocional e capacidade intelectual, que lhe permitem interpretar estímulos e reagir estrategicamente no trânsito. Assim, a avaliação psicológica tem por finalidade contribuir para promover a segurança dos motoristas, já que o psicólogo é um dos responsáveis pela liberação do candidato para a direção de veículos automotores.
De acordo com Resolução CFP n° 01/2019, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e Condutores de veículos automotores, análise as afirmativas a seguir.
I. Na perícia psicológica realizada no contexto do trânsito, a entrevista tem caráter individual e opcional.
II. O psicólogo deverá obter informações a respeito do histórico dos candidatos com relação a acidentes de trânsito e opiniões sobre cidadania e mobilidade humana e urbana.
III. O psicólogo deverá solicitar indicação e aprovação do CFP dos testes psicológicos que serão utilizados na Perícia Psicológica.
IV. Antes da aplicação dos testes psicológicos, deve ser estabelecido o rapport, como parte integrante da I perícia psicológica.
V. Em casos de pessoas com deficiência, a perícia psicológica deve ser realizada considerando os aspectos de funcionalidade dos candidatos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: