SóProvas


ID
350227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática, julgue os próximos
itens.

A memória ROM e os discos removíveis possuem o mesmo princípio de funcionamento, ou seja, quando o computador é desligado, seus dados armazenados são perdidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Memória ROM
    As memórias ROM (Read-Only Memory – Memória Somente para Leitura) são memórias fabricadas na forma de circuitos eletrônicos integrados (chips) como as memórias RAM.
    A principal diferença entre essas duas “irmãs” é que a ROM não perde o conteúdo que está gravado em seu interior, mesmo quando não há energia alimentando-a (ou seja, a ROM não é volátil como a RAM). Isso porque os dados da ROM são gravados já na fábrica, ou seja, a memória ROM já nasce com os dados que terá de armazenar durante toda a sua existência.
    Nenhum dado pode ser alterado ou apagado da ROM. Também não é possível adicionar novos conteúdos a essa memória. Ela simplesmente poderá ter seu conteúdo lido, nunca escrito. Por esse seu funcionamento, digamos, radical, as memórias ROM parecem não ter tanta utilidade, não é mesmo, leitor?
    “É verdade, João! Por que usar uma memória na qual não posso guardar meus próprios dados? Para que ela serve mesmo?” – você deve estar pensando...
    Simples! Quando o fabricante de um equipamento eletrônico digital qualquer (como uma placa-mãe ou até mesmo um telefone celular) quer gravar o “comportamento” básico daquele equipamento (eu até diria a “personalidade” dele), o faz em chips de memória ROM, porque isso garante que o equipamento sempre vai funcionar segundo o que está programado em seu sistema básico (que, por estar numa ROM, é inalterável!).
    Por exemplo, onde você acha que está determinado que quando você aperta o número 3 no seu telefone celular, aparecerá o 3 na tela dele? Isso está gravado num programa (o sistema operacional) no celular. Esse programa está gravado numa memória ROM no seu celular.
    Esses programas básicos, ou códigos de programação escritos pelo fabricante, são comumente chamados de firmware (um intermediário entre software e hardware). O termo firmware descreve qualquer programa básico que determina o funcionamento de um equipamento de hardware. Tais programas são normalmente gravados em memória ROM (ou em variantes dela).

  • Usamos a memória RAM para guardar dados temporariamente, como os programas que estão em execução na máquina. Mas por causa da volatilidade da RAM, não podemos usá-la para armazenar arquivos importantes, que gostaríamos de acessar frequentemente, já que o conteúdo da memória é esvaziado cada vez que o computador é desligado.

     

    Portanto, se usássemos a RAM no lugar do HD, teríamos uma tarefa extra: reinserir, periodicamente, os mesmos dados que foram perdidos.

     

    Mas existem dados que são importantes demais para o funcionamento da máquina e, portanto, não poderiam ficar no disco rígido, pois poderiam ser apagados por engano.

     

    E não poderiam ficar na RAM, pois seriam dizimados a cada reinicialização do computador.

     

    Para casos como esses, existe a Read-Only Memory (ROM), que em português quer dizer “Memória de Apenas Leitura”.

     

    https://www.tecmundo.com.br/memoria/9346-o-que-e-memoria-rom-.htm

  • Ram: Volátil, temporária.

    Rom: Não volátil, permanente.

  • Questão errada pelo fato de que os arquivos que são perdidos caso o desligamento do PC aconteça, terá como memória a RAM, por ser uma memória volátil. E a memória ROM não é volátil.

  • A memória ROM e os discos removíveis são não-voláteis, o que implica dizer que seus dados não são perdidos quando o computador é desligado.

  • iscos removíveis são exemplos de memória ROM. Pendrives, por exemplo, são tipode memória FEPROM (flash erasable read only memory)