Custo Direto: Gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação que pode ser diretamente apropriado a cada tipo de bem no momento da ocorrência.
Os valores e quantidades em relação ao produto são de fácil identificação, ou seja, todos os gastos que recaem diretamente na fabricação do produto.
EX: índustria de movéis de madeira tem como custo direto a matéria prima.
Como é o caso do tecido da questão.
Custo Indireto: Gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados indiretamente no produto.
É impossível uma segura identificação de seu valores e quantidades em relação ao produto.
Ex: Depreciação de maquinas, salarios com supervisores, gerente de produção.
Custos Fixos: qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram.
Ex: aluguel da fabrica, salarios e encargos de pessoal, depreciação, etc.
Em termos de classificação de custos, despesas e investimento, tem grande relevância observar o comando da questão! Vai ajudar muito em questões mais complicadas que o examinador consegue trazer interpretações muito similares nas alternativas, no exemplo temos o seguinte:
Em uma fábrica de camisas (não é só uma camisa, são vários tipos de camisas), respectivamente o tecido consumido na produção, a depreciação contábil da máquina de fábrica e o aluguel do prédio da fábrica, são classificados como:
O tecido é custo direto e variável;
a depreciação, já que são vários tipos de camisas, é custo indireto (pois necessita de rateio) e fixo, por ser praticamente linear; (aqui a questão poderia tratar como custo direto ou indireto, a depender do comando da questão.
E o aluguel do prédio da fábrica, é custo indireto e fixo.