SóProvas


ID
3502489
Banca
IESES
Órgão
FUNDESJ - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Horngren, Foster e Datar (2003, apud Dutra, 2017) enumeram quatro critérios dominantes que norteiam o rateio de custos indiretos, na definição: “por este critério, os custos são alocados em função da capacidade do objeto de custeio de suportá-los, ou seja, quanto maior a margem de lucro ou o preço de venda de um objeto de custeio, tanto maior será a parcela do custo a ele atribuído.” Estamos nos referindo a:

Alternativas
Comentários
  • Dutra (2003) cita quatro critérios dominantes que orientam o rateio dos custos indiretos:

    Causa e efeito: utiliza de variáveis que provoca o consumo de recursos, quanto maior o resultado obtido, maiores os recursos que serão aplicados. 

    Benefícios recebidos: referem-se a distribuição que é feita em função dos benefícios recebidos por Unidade de Acumulação de Custos, ocasionando em uma relação causal. No entanto, a correlação é fraca, já que as variações de volume não provocam alterações equivalentes no custo

    Equidade ou imparcialidade: é um critério baseado na negociação entre partes interessadas, e enfatiza bem mais o acordo do que os aspectos técnicos.

    Capacidade de suportar/absorção: os custos são alocados em função da capacidade de absorvê-los, quanto maior a margem de lucro ou o preço de venda de um objeto de custo, maior será a parcela do custo atribuído a ele.

    Gab: A