As principais técnicas para o treinamento individual são:
1. Treinamento no serviço (on the job training): é a mais utilizada pelas organizações por não demandar equipamento ou ambiente específico para o treinamento; o funcionário aprende trabalhando na prática.
2. Treinamento em classe: é o treinamento fora do ambiente de trabalho e dentro de uma sala de aula, onde os funcionários ficam em uma posição de aprendiz em relação ao instrutor. O foco aqui está no ambiente de sala de aula!
3. Treinamento de aprendizagem: é a combinação do treinamento no local de trabalho com o treinamento em classe, para obter o melhor das duas possibilidades.
4. Leitura: trata-se de uma técnica muito utilizada quando se deseja passar informações e conhecimentos específicos para o funcionário. Possui a desvantagem de ser muito passiva, havendo pouca interação. O foco está no instrutor.
Instrução programada: sem a condução e orientação de um instrutor. Aprendizagem autodirigida. O treinando aprende sem intervenção humana direta. Pode ser computadorizado ou não. Envolve perguntas/respostas pelas quais o funcionário vai avaliando se aprendeu ou não o conteúdo. Existem dois sistemas de instrução programada: 1) o sistema linear (ou extrínseco) os erros inibem a aprendizagem dos (...)