-
GABARITO: LETRA A
X
Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Y
Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Z
Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
PROFº PETRÔNIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
-
GABARITO: LETRA A
A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):
Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Macete que vi aqui no QC:
Classificação XYZ
considera o grau de importância operacional dos materiais.
baiXa - médYa – importantíZZimo
-
XYZ tem importância inversa da classificação ABC.
ABC
A = Alta
B = Média
C = Baixa
XYZ
X = Baixa
Y = Média
Z = Alta
-
Questão em análise aborda o assunto critérios para classificação de materiais, classificação por importância operacional.
A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. As classes são assim definidas:
◼ Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. Nada de paralisações, risco à segurança. São facilmente obtidos no mercado.
◼ Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária. Mas ainda podem ser obtidos com relativa facilidade por outros.
◼ Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização. Sua falta pode incorrer em altos prejuízos, paralisações, risco à segurança os trabalhadores, o ambiente ou o patrimônio da instituição.
As alternativas de B a E apenas misturam os conceitos, diante disso:
GABARITO: A
-
A curva XYZ classifica o inventário tomando como base o critério de criticidade, ou seja, é colocado em analise o impacto que a falta desses itens no inventário causa nos processos internos. A segmentação, portanto, se dá da seguinte forma:
X: definido como grupo ordinário, os itens dessa categoria apresentam baixa criticidade. Sendo assim, sua falta compromete o atendimento de usuários internos e externos, mas não traz graves consequências;
Y: denominado de grupo crítico, a classe Y representa os produtos cuja falta causa um transtorno razoável dentro da organização;
Z: trata-se do grupo vital, cuja falta traz consequências desastrosas, podendo, por exemplo, interromper as operações da empresa.
-
Letra A
Materiais Z --> materiais vitais para a operação da instituição. Se faltarem, irão paralisar a produção ou causar danos grandes para a empresa.
-
Classificação de materiais:
X: Materiais de baixa importância
- o que são: Materiais de aplicação não importante, com similares na empresa
Y: Materiais de importância média, intermediária
- O que são: Materiais de média importância para a empresa, com ou sem similar
Z: Materiais de importância vital; alta; fundamental
- O que são: Materiais de tal importância que, sem similar na empresa, sua falta causa paralisação da produção.
_______________________________________
Material X → São de aplicação não muito importante na organização e que podem ser adquiridos facilmente.
Material Y → Materiais de importância média, com ou sem similar na empresa.
Material Z → Materiais vitais para a operação da instituição. Se faltar, irá parar a produção ou causar danos grandes para a empresa.
GABARITO: A
-
CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS
Classificação XYZ - Classificação Por Importância Operacional
Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
GAB: A
-
Q1628418
CLASSE Z - Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
CLASSE X - Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
CLASSE Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.