SóProvas


ID
3509431
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Inspirada no Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), foi a primeira metodologia usada na tentativa de compreender a construção da notícia. Desenvolvida ainda no século XIX, parte da ideia de que o jornalista reflete o que é a realidade, ou seja, as notícias são como são porque a realidade assim as determina. Nesse sentido, o jornalista seria apenas um mediador neutro e imparcial de tudo o que acontece na sociedade e a imprensa um reflexo do cotidiano e da realidade.


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a que teoria se refere o texto.

Alternativas
Comentários
  • Teoria Construcionista.

    essas não exprimem "parte da ideia de que o jornalista reflete o que é a realidade, ou seja, as notícias são como são porque a realidade assim as determina."

  • GABARITO: LETRA E

     "A teoria do espelho

    A primeira "teoria" oferecida para explicar porque as notícias são como são é a teoria oferecida pela própria ideologia profissional dos jornalistas (pelo menos nos países ocidentais). É a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina. Central à teoria é a noção-chave de que o jornalista é um comunicador desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviam da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer."

    Livro: Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. Nelson Traquina. Florianópolis: Insular, 2.ed.2005. p.146 e 147

  • "A teoria do espelho:

    A profissionalização do jornalismo no século XIX trouxe um novo paradigma: o jornalismo de informação, que deveria separar os fatos das opiniões. Numa época em que o positivismo era reinante, o jornalista deveria ser um mero observador da realidade e relatar os fatos com equilíbrio e isenção."

    Fonte: As fases do jornalismo e os papéis do jornalista