SóProvas


ID
3509785
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central

Alternativas
Comentários
  • Letra (A)

    A província de Pernambuco foi a mais controlada pelos holandeses durante esse período, sendo a mais produtiva província individual de açúcar. As demais estavam sob o monopólio português

  • Portugal possuía relações comerciais com negociantes holandeses que financiavam a produção de açúcar no Brasil e controlavam a comercialização na Europa. Na Holanda também se refinava o açúcar. A Espanha queria dominar os Países Baixos, pois lá circulavam as mercadorias que abasteciam os cofres da monarquia espanhola. A Holanda, que estava situada nos Países Baixos, uniu-se a outras seis províncias do Norte e passaram a lutar pela autonomia em relação à Espanha.

    Com a União Ibérica ( união das coroas de Espanha e Portugal entre 1580 a 1640) a Espanha tenta impedir que os holandeses comercializassem o açúcar brasileiro e, assim, ficassem sem esta renda. Desta forma a Holanda ficaria impedida economicamente de conseguir a sua independência. Por isso os holandeses buscaram o controle dos produtos que vendiam. Criaram a Companhia das Índias Orientais e conseguiram se apossar dos territórios portugueses no Oriente.

    Com este êxito, criou a Companhia das Índias Ocidentais com o objetivo de controlar o açúcar brasileiro e monopolizar a comercialização na Europa, além de controlar as praças africanas de fornecimento de braços cativos para o trabalho.
    Em uma das alternativas está explicitado o objetivo holandês ao invadir a costa brasileira

    A) CORRETA – A Holanda visava dominar a produção e a comercialização o açúcar brasileiro na Europa. Para ter este monopólio a, Holanda precisaria ter o controle do território.

    B) INCORRETA – A Holanda para conseguir o monopólio da produção e do comércio do açúcar brasileiro precisaria ter o controle do território.

    C) INCORRETA – As tentativas de invasões holandesas nos territórios portugueses da América se deram para que a Holanda pudesse controlar o açúcar brasileiro.

    D) INCORRETA – Os holandeses tinham interesse nas áreas de produção de cana de açúcar no nordeste brasileiro que eram os mais produtivos.

    E) INCORRETA - As tentativas de invasões holandesas nos territórios portugueses na América tinham como objetivo o controle da produção açucareira.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Holanda, com A Companhia das Índias Ocidentais , que visavam o domínio do açúcar português, veio a se instalar em Pernambuco, pois lá conseguiram obter êxito em ataque, o que não ocorreu com Salvador

    LETRA A

    APMBB

  • Tem um período da economia açucareira chamado Brasil Holandês.

    Os holandeses eram integrantes importantes do processo de produção de açúcar no Brasil, eles quem melhor sabiam manusear as etapas de produção, da cana ao açúcar, armazenagem nos moinhos, etc...

    Quando o rei de Portugal da época morreu e foi instalada a União Ibérica (rei de Portugal não tinha nenhum herdeiro direto e o rei da Espanha acabou assumindo o poder e governando os dois territórios), a Espanha tinha uma inimizade com a Holanda, fazendo com que o rei de Portugal/Espanha expulsasse os holandeses do território brasileiro.

    Esse foi um dos motivos do início do declínio da sociedade açucareira no Brasil.

    Depois de serem expulsos, os holandeses invadiram algumas capitanias para tentar continuar seu controle sob a produção de açúcar, fazendo empréstimos a latifundiários (principalmente em Pernambuco), com a Companhia das Índias Ocidentais.

    LETRA A