SóProvas


ID
3512602
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente Y. M. W., gênero masculino, 60 anos de idade, foi examinado em uma campanha anti-câncer, que estava sendo realizada em sua cidade. O paciente relatou ser trabalhador da construção civil e fumante há mais de trinta anos. O exame físico mostrou que o lábio inferior apresentava múltiplas manchas brancas com halos eritematosos, associadas a ressecamento labial, descamação e fibrose. Diante desses achados, pode-se formular como primeira hipótese diagnóstica:

Alternativas
Comentários
  • Os achados clínicos iniciais incluem atrofia (caracterizada por áreas lisas, manchadas e pálidas), ressecamento e fissuras do vermelhão do lábio inferior, com margem indefinida entre o vermelhão e a pele. Com a progressão da lesão, áreas descamativas e ásperas, aparecem nas porções ressecadas do vermelhão. Essas áreas podem se espessar formando lesões leucoplásicas, especialmente quando se estendem perto da linha úmida da mucosa labial.

    A queilite actínica raramente ocorre em pessoas com idade inferior a 45 anos. Há uma forte predileção pelo gênero masculino (proporção relatada homem-mulher 10:1), refletindo uma maior atividade profissional ao ar livre e uso menos frequente de protetor labial dos homens em relação às mulheres

    Neville.

  • a melhor explicaçao. prover engloba admissao e demissao

  • ALTERNATIVA C:QUEILITE ACTINICA