SóProvas


ID
3513220
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José dos Cordeiros - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

“A corrupção é um 'imposto' dos mais cruéis que o contribuinte paga, além de comprometer o desenvolvimento do país, causando danos irreparáveis à sua população”.

Fonte: BRAGA, Pedro. ÉTICA, DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.


No que diz respeito à ética na administração pública, analise as proposições abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Considerando a elevação do nível de consciência política e da informação disponível no que se refere ao interesse público e ao uso do dinheiro do contribuinte, existe uma exigência geral de que a moralidade, a legalidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficiência devem prevalecer como princípios norteadores da conduta dos agentes de políticas públicas e gestores governamentais.

( ) De acordo com a ideia de ética relativa, determinados comportamentos são intrinsecamente errados ou certos, seja qual for a situação, e devem sempre ser apresentados e defendidos como tais.

( ) A abordagem da ética absoluta reconhece que as circunstâncias influenciam a definição dos valores e do comportamento socialmente aceitável.

( ) A discussão sobre a ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das organizações e de suas relações com a sociedade. Esses aspectos podem ser classificados em quatro categorias ou níveis: nível social, nível dos stakeholders, nível da administração e das políticas internas e nível individual.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    (V) Considerando a elevação do nível de consciência política e da informação disponível no que se refere ao interesse público e ao uso do dinheiro do contribuinte, existe uma exigência geral de que a moralidade, a legalidade, a impessoalidade, a publicidade e a eficiência devem prevalecer como princípios norteadores da conduta dos agentes de políticas públicas e gestores governamentais.

    (F) De acordo com a ideia de ética relativa, determinados comportamentos são intrinsecamente errados ou certos, seja qual for a situação, e devem sempre ser apresentados e defendidos como tais.

    (F) A abordagem da ética absoluta reconhece que as circunstâncias influenciam a definição dos valores e do comportamento socialmente aceitável.

    (V) A discussão sobre a ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das organizações e de suas relações com a sociedade. Esses aspectos podem ser classificados em quatro categorias ou níveis: nível social, nível dos stakeholders, nível da administração e das políticas internas e nível individual.

    Ética absoluta:

    - Seu enfoque para explicar o mundo é a razão (constrói a teoria explicativa e vai ao mundo para ver sua adequação).

    - Cada ser humano tem uma bússola, um semáforo (a consciência, a razão) inato que indica racionalmente o que é bom e o que é mau, o que tem valor.

    - A norma ética é atemporal, absoluta, ubíqua (Existem valores éticos que podem ser conhecidos - e ensinados - a priori).

    - Existe ética universal, objetiva (em contraposição a subjetiva).

    Ética relativa:

    - Seu enfoque é o estado atual do mundo (observa o que existe e constrói a teoria explicativa).

    - A norma ética é puramente convencional, mutável, subjetiva. Logo existem várias normas aplicáveis (para uma mesma situação).

    - Não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e ao espaço.

    - Não existem valores a priori: eles são criados conforme seja necessário ou oportuno.

    FONTE: ÉTICA: CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES

  • Eu vi que se a segunda estivesse certa consequentemente a terceira também deveria estar e sabendo que a primeira era verdadeira, só poderia a letra "B" ser a correta.