SóProvas


ID
3514861
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Produzir gêneros agrícolas com baixos custos, suficientes para alimentar a população nacional e para exportar em grande quantidade, foi - e continua sendo - uma atividade que exigiu muita pesquisa demorada para a correção dos solos e para o aprimoramento de animais e plantas. Daí a importância dos institutos de pesquisas agrícolas. É lógico que a hidrografia também ajudou muito no caso do Brasil, pois temos por volta de 12% do total mundial de água potável; também a enorme disponibilidade de terras foi um fator importante. Mas as pesquisas agronômicas (de seleção e melhoramento das plantas, de correção dos solos) foram fundamentais para o avanço agrícola."

Fonte: VESENTINI, J W. Geografia: o mundo em transição: ensino médio. São Paulo: Ática, 201 O. p. 67.


Com base no texto, e nos seus conhecimentos sobre o tema que o texto aborda marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    A ) A excelente produtividade alcançada pela agricultura brasileira independe de fatores naturais ➡ errado, muito errado kkk sou do interior, banca! nascido e criado no mato hahaha. aqui não.

    B ) A elevada fertilidade dos solos amazônicos permite a Região Norte prescindir das pesquisas científicas agrícolas. ➡ quase impossível falar que um cultivo independe de pesquisa científica, tudo é volível, pois existem muitas pragas que hoje não existem, mas amanhã podem dizimar uma plantação.

    C) A associação entre pesquisa científica e tecnológica e condições naturais favoráveis contribuiu para que o Brasil figure hoje entre as grandes potências agrícolas mundiais.➡ gabarito

    D) A agricultura extensiva é a que mais usa produtos científicos e tecnológicos, por isso é mais produtiva que a agricultura intensiva. ➡ errado: intensivo ( + produção, - espaço) extensivo (- produção, + espaço)

    E) No Brasil, as maiores extensões e melhores porções de terra são controladas pela agricultura familiar. ➡ errado, tendo em vista as raízes históricas do nosso querido brasil e a distribuição fundiária, é fácil notar que a maioria das terras se concentram nas mão de poucas pessoas, isso agrava a questão social e o acesso a terra para plantio ou moradia.

    bons estudos

  • extensiva = Características da de subsistência (familiar, menor quantidade)

  • Extensiva = familiar

    Intensiva = latifundiários, geralmente, monocultura de exportação.

    A associação entre pesquisa científica e tecnológica e condições naturais favoráveis contribuiu para que o Brasil figure hoje entre as grandes potências agrícolas mundiais. Gabarito!

    Infelizmente, o Brasil ainda investe pouco em tecnologia de ponta, mas continua investindo muito em agricultura, setor primário, o qual é um atraso, pois beneficia pouquíssimas pessoas.

    Vamos pra cima.

  • Agricultura extensiva e intensiva não se diferem no tamanho da propriedade, isto é, tanto uma quanto a outra pode apresentar-se sobre um latifúndio ou minifúndio. A diferença discorre sobre o uso da terra. A intensiva apresenta um elevado grau de tecnologia na produção, além de insumos e agrotóxicos que garantem o máximo rendimento da safra. Por outro lado, a extensiva apresenta-se sobre uma produção com baixa produtividade, baixa emprego tecnológico comparada a intensiva. Não necessariamente está relacionado ao tamanho da área disponível ao plantio.

    Fonte: Prof. Sérgio Henrique (Estratégia)