SóProvas


ID
3515659
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a manchete a seguir :

Brasil inaugura o maior acelerador de partículas de luz síncrotron do mundo...

Em novembro deste ano, o governo brasileiro realizou o lançamento da primeira etapa do Projeto – um gigantesco acelerador de elétrons de quarta geração. O nome é uma referência a estrela mais brilhante do céu noturno. O equipamento científico foi construído na cidade de Campinas (SP) e seu formato e dimensão lembra o de um estádio de futebol....

(Disponível < em https://vestibular.uol.com.br/(redação adaptada) > Acesso em 04/12/2018)

Qual o nome desse equipamento científico:

Alternativas
Comentários
  • Ciência - Brasil inaugura o Sirius, o maior acelerador de partículas de luz síncrotron do mundo

    Em novembro deste ano, o governo brasileiro realizou o lançamento da primeira etapa do Projeto Sirius – um gigantesco acelerador de elétrons de quarta geração. O nome é uma referência a Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno.

    O equipamento científico foi construído na cidade de Campinas (SP) e seu formato e dimensão lembra o de um estádio de futebol. Ele está abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados, junto ao campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), órgão de pesquisa ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. As instalações devem consumir a energia elétrica de uma cidade com 80 mil casas.

    Orçado em 1 bilhão e meio de reais, o projeto Sirius foi iniciado em 2012. Seus aceleradores representam a mais complexa estrutura de pesquisa científica já construída no Brasil. Quando estiver em atividade, ele será um laboratório aberto a usuários ligados às universidades, instituições de pesquisa e empresas.

    Hoje existem quase 50 aceleradores similares ao Sirius no mundo. No entanto, eles são considerados de tecnologia inferior (terceira geração). Só há um outro equipamento comparável ao Sirius em operação - ele fica na Suécia. O acelerador brasileiro será o líder mundial na geração de luz síncrotron, podendo suportar até 40 pesquisas simultâneas.

    Fonte: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia-brasil-inaugura-o-sirius-o-maior-acelerador-de-particulas-de-luz-sincrotron-do-mundo.htm