O que é Self Media?
“Os self media definem-se como espaços de informação não profissionalizada, na medida em que esta é produzida pelo utilizador comum que, mesmo que seja especializado, não cumpre requisitos profissionais como os jornalistas.” 1
O self media nasceu com o fenómeno da blogosfera nos anos 90. Ele caracteriza-se por ser feito por indivíduos não profissionais, que não prestam contas e estão demarcados de qualquer tipo de regras jornalísticas. Como iremos analisar isso naturalmente tem os seus benefícios mas também o seu lado negativo, como veremos no próximo capitulo.
O self media pode apresentar-se de várias formas, como weblogs, sites, redes sociais ou jornalismo hiperlocal.
Blog é “página de internet regularmente atualizada, que contém textos organizados de forma cronológica, com conteúdos diversos (diário pessoal, comentário e discussão sobre um dado tema, etc.) e que geralmente contém hiperligações para outras páginas”2. Blog é a maneira mais comum de self media, isto deve-se as suas características de fácil construção ou organização, e ao facto de geralmente serem gratuitos. Outra vantagem é o RSS Feed que permite que os utilizadores recebam toda a informação reunida num sitio só, mesmo que proveniente de vários locais.
O self media em sites especializados funciona muito a semelhança dos blogs, no entanto oferecem uma maior personalização que estes últimos, apesar de exigirem investimento monetário e outro nível de conhecimento de webdesign.
As redes sociais são um fenómeno que tem atingido o mundo nos últimos anos, em especial as redes Facebook e Twitter. Tanto os media profissionais como os self media têm utilizado bastante estas redes uma vez que facilitam o acesso à informação um vez que através do conceito de rede ampliam o seu publico em potencial, esse self media pode ter 10 seguidores, mas um desses 10 seguidores por sua vez têm 100, a audiência potencial desse media passa para 110, e assim sucessivamente. É também conhecido por Social Media, embora o termo também inclua os medias profissionais.
O jornalismo hiperlocal é um conceito relativamente recente. Caracteriza-se por produzir conteúdos específicos para uma área bastante localizada (um bairro ou uma pequena cidade). Distingue-se por uma lógica corporativa, em que os próprios habitantes da zona provêm informação (daí podermos afirmar que se trata de self media), embora em alguns casos auxiliada por órgãos de comunicação profissionais. Este tipo de jornalismo pode usar redes sociais como plataforma, especialmente as de microbloging.
1 Amaral, Inês; Sousa, Helena (2009). A era dos Self Media. Revista Eletrônica Portas, v.3, n.3, p.9-17
2 Definição de Infopédia Porto Editora