SóProvas


ID
3516598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de governo eletrônico, julgue o item. 

O Comitê Executor de Governo Eletrônico Federal abriu mão da associação direta entre inclusão digital e governo eletrônico, limitando o uso do software livre como recurso estratégico de acessibilidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Uma das diretrizes do governo eletrônico é a inclusão digital como direito inerente à cidadania. Existe, portanto, uma associação direta entre governo eletrônico e inclusão digital. 

    FONTE: Prof. Marcelo Soares 

  • Gab: ERRADO

    O Governo Eletrônico (ou Governo Digital) procura construir um elo entre os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, isso não significa apenas colocar os serviços públicos on-line ou melhorar sua prestação, mas compreende também "um conjunto de processos, mediados pela tecnologia, que pode modificar as interações, em uma escala maior, entre cidadãos e o Governo" (Comissão Europeia, 2006).

    Ao final de 2001, já existiam mais de 1.300 serviços disponíveis pela internet no portal da Rede Governo, bem como mais de 11 mil tipos de informação disponíveis. Em 2002, o número de serviços havia crescido para aproximadamente 1. 700, com cerca de 22 mil links de acesso direto a serviços e informações de outros websites governamentais. Ao final de 2003, mediante decreto, criaram-se oito Comitês Técnicos de Governo Eletrônico, a saber: Implementação do Software Livre; Inclusão Digital; Integração de Sistemas; Sistemas Legados e Licenças de Software; Gestão de Sítios e Serviços On-line; Infraestrutura de Rede; Governo para Governo - G2G; e Gestão de Conhecimentos e Informação Estratégica.

    O GE, portanto, proporciona maior transparência das ações públicas e facilita o accountability governamental, sendo indissociáveis.

    PALUDO 5° Ed. pág 186.

  • Ao meu ver de maneira simples e objetiva não tem como haver governo eletrônico sem inclusão digital.

  • Também é errado dizer que limita o uso do software livre como recurso estratégico de acessibilidade, porque na verdade é o contrário.

  • O governo eletrônico ou governo digital procura construir um elo entre o operacional e o estratégico, assim, como busca novas formas de relacionamento com a sociedade: governo eletrônico é um instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização de tecnologias da informação e comunicação.

    PALUDO, 9ª edição, pág. 260

  • GABARITO: ERRADO

    Complementado os comentários dos colegas e dando embasamento à oportuna observação da colega Stela quanto à última parte da assertiva:

    "O software livre é um RECURSO ESTRATÉGICO para a implementação do Governo Eletrônico:

    O software livre deve ser entendido como opção tecnológica prioritária do Governo Federal. Devem-se priorizar soluções, programas e serviços baseados em softwares livres, com vistas a otimizar os recursos e investimentos em Tecnologia da informação." (PALUDO, p. 195)

  • ERRADO